Olá Colegas de Auditorio.
GABARITO OFICIAL: CERTO
Traduzindo o enunciado, na parte grifada em azul:
"[...] Além disso, determina uma restrição sobre os estados de R, indicando que cada estado válido de R deve apresentar uma decomposição de junção não aditiva para R1,R2,R3,...,Rn."
Em geral, afirma-se que: "deve ser possível fazer uma DECOMPOSIÇÃO da relação (TABELA) que possibilite uma JUNÇÃO NÃO ADITIVA (JUNÇÃO SEM PERDAS da informação original).
Ou seja, vc transforma a TABELA em TABELAS MENORES (DECOMPOSIÇÃO), sendo possível JUNTÁ-LAS (JUNÇÃO) posteriormente, retomando corretamente a informação original (da TABELA MAIOR).
EMBASAMENTOS:
"A 5ª FN trata da situação em que a informação permite ser reconstruída a partir de componentes menores que possam ser mantidos com uma redundância menor. Ela generaliza os casos não cobertos pela segunda, terceira e quarta formas normais."
Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/desmistificando-as-formas-normais?id=1867568%3ABlogPost%3A213797
Professor Thiago Cavalcanti
"decomposição de junção não aditiva, ou decomposição de junção sem perda, é uma decomposição que mantêm a igualdade acima"
Fonte: http://www.facom.ufu.br/~ilmerio/sbd20132/sbd9Anormalizacao.pdf (página 34)
O comentário do TALES MARINHO está completamente equivocado e infelizmente já recebeu 12 likes. Isso pode atrapalhar muito os estudos de muitas pessoas, que assim como eu (apesar de rico e dono de uma emissora), muitas vezes estudo e aprendo com vários excelentes comentários de colegas de auditório do QC.
A ideia da 5FN é totalmente oposta ao que o TALES relatou ("No entanto a partir dessas relações não é possível chegar na relação anterior").
Na 5FN tem que ser possível "DECOMPOR UMA RELAÇÃO (TABELA) SEM PERDAS, DE FORMA QUE SE POSSA FAZER UMA JUNÇÃO NÃO ADITIVA (OU SER PERDA) PARA CHEGAR ATÉ AS INFORMAÇÕES DA TABELA ORIGINAL".
Continuem firme que o sucesso irá chegar, fiquem com Deus, "Maoe"