SóProvas


ID
121348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A China adquire cada vez mais um papel de relevância na economia internacional. Isso, no entanto, não ocorre sem que haja conflitos com outros países. Quanto aos problemas enfrentados pela China no cenário econômico internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Os Estados Unidos ameaçam penalizar a China, acusando o governo de manter a moeda artificialmente baixa para dar às empresas chinesas uma vantagem injusta no comércio internacional".

    Fonte

  • Enquanto isso o Banco Central americano tratou de desvalorizar a sua moeda tb!!! agora temos o dólar desvalorizado e o Yuan também!

  • Câmbio: não basta fazer queixa à OMC, tema é complexo

    O ministro da Fazenda Guido Mantega diz que a “guerra cambial” está se transformando em “guerra comercial”. O câmbio é uma parte importante da competitividade dos produtos de cada país. Tenho falado sempre da competição desleal da China, que tem o yuan desvalorizado artificialmente. Com isso, suas mercadorias têm capacidade de competição maior. Esse é um dos problemas da desordem das moedas. Os EUA, quando emitem muito dinheiro para tentar recuperar a economia, o dólar cai ainda mais. É um assunto complicado.

    A respeito dessa declaração de Mantega, não está claro como iria à Organização Mundial do Comércio (OMC). Pode reclamar da competição desleal da China em algum produto, pedindo, por exemplo, a criação de barreiras transitórias. Pode fazer uma queixa geral de que o comércio está ocorrendo deslealmente, mas contra quem exatamente? Os EUA têm um bom motivo para estar com a moeda desvalorizada, a crise; mas a China, não. A OMC é um dos fóruns onde o Brasil deve continuar discutindo esse assunto.

    Não basta fazer uma queixa na OMC. Não é que o brinquedo chinês esteja entrando aqui a preço barato, é muito mais complexo do que isso. E há setores que estão bem, porque os preços internacionais subiram, enquanto outros sentem a competição desleal. Essa história do câmbio vai continuar na pauta por algum tempo.

    Bons estudos!!