SóProvas


ID
121357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Presépio era a Lapinha, auto popularíssimo representado no ciclo do Natal até Reis ou dias de fevereiro, quando havia a queima das palhinhas, as palhas da manjedoura onde o Menino Deus se agasalhava. Duas alas de pastorinhas com o zagal cantavam louvores à Natividade.

Luís da Câmara Cascudo. História da cidade de Natal. 2.ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL; Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1980, p. 296 (com adaptações).

Com relação aos aspectos culturais do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira vaquejada ocorrida no mundo, foi na cidade de Morada Nova no Ceará. O historiador Câmara cascudo diz que por volta de 1810  ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida.

    Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente.
    Portanto não é uma manifestação folclórica recente.
    O congado ou congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, e não holandesa.
    As danças e simulações de combates dos fandangos, cheganças, marujadas e cavalhadas NÃO têm suas raízes nas lutas dos norte-riograndenses pela expulsão dos holandeses e franceses
  • Dança dos Cangaceiros ou Xaxado é uma dança popular brasileira originada no Sertão de Pernambuco.

     

    Foi muito praticada no passado pelo cangaço da região, em celebração às suas vitórias.

     

    O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no início dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.

     

    A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as percatas (alpercatas) no chão durante a dança.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xaxado