SóProvas


ID
1214044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de segurança da informação e continuidade do negócio, julgue os itens seguintes.

O RTO (recovery time objective) representa o último ponto, na linha de tempo, anterior ao desastre e posterior ao último becape realizado que foi julgado como aceitável, em termos de custo, e considerando-se a avaliação de todas as circunstâncias do negócio em questão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.


    Segundo Veras(2009,p.232),"RTO(Recovery-Time Objective-objetivo de tempo de recuperação): é o processo de olhar para a frente que estima o tempo que levaria para seus negócios se tornarem totalmente operacionais novamente, uma vez  que você tenha uma boa cópia de seus dados. Essa é uma medição para tempo de inatividade."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009


  • Segundo Veras(2009,p.231),"RPO(Recovery-Point Objective-objetivo de ponto de recuperação): é o processo de olhar para trás que mede o quanto será necessário retroceder no tempo para obter uma boa cópia de reinicialização dos dados,se algo de ruim acontecer a eles. Por exemplo, suponha-se que hoje seja sexta-feira,28 de abril,por volta das 9 da manhã,e que  a última vez  que você fez backup  de seus dados de negócios foi às 9 horas da manhã de ontem. Se algo acontecesse a seus dados agora,como seus sistema parar e os seus dados se perderem,você precisaria retroceder 24 horas no tempo a fim de obter uma cópia reinicializável de seus dados. Portanto,nesse caso,seu RPO seria de 24 horas."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009


  • O RTO(Recovery-Time Objective (objetivo do tempo de recuperação) é a duração de tempo necessária depois de um desastre com o objetivo de evitar consequências inaceitáveis com uma quebra na continuidade do negócio.

    The recovery time objective (RTO) is the targeted duration of time and a service level within which a business process must be restored after a disaster (or disruption) in order to avoid unacceptable consequences associated with a break in business continuity.[1]

    It can include the time for trying to fix the problem without a recovery, the recovery itself, testing, and the communication to the users. Decision time for users representative is not included.

    The business continuity timeline usually runs parallel with an incident management timeline and may start at the same, or different, points.

    In accepted business continuity planning methodology, the RTO is established during the Business Impact Analysis (BIA) by the owner of a process (usually in conjunction with the business continuity planner). The RTOs are then presented to senior management for acceptance.

  • Recovery Time Objective (RTO) (Objetivo do tempo de recuperação (RTO, Recovery Time Objective)) Define o limite máximo de tempo tolerável no qual os dados devem ser recuperados. No caso de um desastre, se você precisar ter os sistemas disponíveis imediatamente, mas puder permitir alguma perda de dados, seu RTO será zero. Porém, se você puder permitir uma hora de recuperação de dados, o RTO será de uma hora.

  • RPOs (Recovery Point Objective) limitam o período de volta no tempo, e define a quantidade máxima permitida de dados perdidos de uma ocorrência de falha para o último backup válido.

    RTOs (Recovery Time Obective) estão relacionados ao tempo de inatividade e representam a quantidade de tempo que leva para se recuperar de um incidente até que as operações estejam disponíveis para os usuários.

  • Errado. A definição é a de RPO.