SóProvas


ID
1215100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que se refere aos projetos conceitual, lógico e físico de banco de dados relacional.

A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico.

Alternativas
Comentários
  • O lógico não é independente de SGBD? Marquei errado por que achei que o projeto físico teria esse objetivo.

    Conceitual = Independente de tudo

    Lógico = Dependente de paradigma (Multidimensional, relacional, etc)

    Físico = Dependente de SGBD (Oracle, Database, Access, etc)

    Estranho...

  • Fui no mesmo pensamento do Leonardo

  • Segui o mesmo raciocínio de vocês, desconfio que tenha algo errado. Mas pode ser que o gênio que escreveu a questão esteja querendo dizer que o projeto lógico, quando aplicado ao SGBD, vai criar um modelo particular naquele SGBD.

  • tem que ler sem a o aposto explicativo, alias, várias questões da CESPE eles fazem isso, vamos lá:

    "A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico". 


    Lendo só o negrito: "A construção de um modelo particular para cada SGBD é o objetivo do projeto lógico", tá certo, dai complementando, devemos avaliar o aposto, "(é) obtido a partir da transformação do modelo conceitual", certinho o que diz a questão:  "pegamos o modelo conceitual, e criamos um mapeamento lógico para cada SGBD".

  • Me parece que o objetivo da questão é dizer que o objetivo do projeto lógico é a construção do modelo físico, ou como dito na questão, a construção de um modelo particular para cada SGBD.

    Mas por favor, não desaprenda, pois o modelo lógico não é particular para cada SGBD.

  • Essa outra questão também brincou com isso:


    (Banco AM/2012) O modelo lógico define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, por isso esse modelo é flexível e independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado.


    GABARITO: ERRADO.


    Na boa, difícil julgar... O cara faz um embaralhamento de palavras e o gabarito pode ser qualquer coisa.

  • A minha leitura da questão foi confrontar os modelos: conceitual, lógico e físico. Aquele é independente do SGDB e é transformado em modelo lógico a partir do projeto lógico. Sendo o modelo lógico dependente do SGDB.

  • eu sempre erro essa


    impressionante

  • Para o CESPE, modelo lógico depende de SGBD, fim.

  • A questao e de portugues e nao de Banco de Dados. O Cespe "pega" um conceito CORRETO e simples e escreve de um jeito meio "dificil"... esta e a regra do jogo.

    Gostei da explicacao do colega EVERTON MACHADO.

    Gabarito CERTO

  • o Projeto Lógico depende do tipo de SGBD que será usado no projeto (Relacional, em rede).  O projeto lógico não depende do SOFTWARE específico que será usado (Oracle, mysql).

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

    PARA cespe:

    1º Conceitual (Independente)

    2º Lógico (Dependente de SGBD)

    3º Físico (Dependente de SGBD) : Oracle, Database, Access, etc

     

     

     

  • O modelo lógico é, realmente, derivado do modelo conceitual (que é de mais alto nível) e é dependente do modelo de dados adotado. Detalhe que o modelo lógico não é necessariamente diferente para cada SGBD específico, mas sim específico para o modelo de SGBD que foi escolhido. De todo modo, a questão foi considerada correta.

  • Para quem ficou na dúvida com o comentário do colega Leonardo, os comentários da Q278873 vão ajudá-los na compreensão. O modelo lógico é dependente do SGBD específico, pois é meio que criado "sob medida" para cada SGBD. Diferente do modelo CONCEITUAL, que é independente do SGBD.

  • A questão ta falando da construção de um MODELO, e não que o modelo lógico é dependente de SGBD.

  • Certo.

    Segundo Heuser,

    Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo de SGBD que está sendo usado.

    No projeto de banco de dados, o primeiro passo é a elaboração do modelo conceitual. Esse modelo não depende do tipo de SGBD. Geralmente é usado um modelo de entidade-relacionamento para isso. Em uma segunda etapa, esse modelo deve ser transformado em modelo lógico. O modelo lógico depende do tipo de SGBD. Por exemplo, se o banco de dados é relacional, o modelo lógico usará tabelas para representar os dados.

  • CERTO!!!

    o MODELO LÓGICO NÃO TEM DEPENDÊNCIA DO SGBD, mas já pode levar em consideração qual estrutura a ser utilizada.

  • No modelo lógico existe a descrição da estrutura do BD que pode ser processada pelo SGBD.

    Em poucas palavras, é o modelo conceitual mapeado para um modelo lógico de dados;

    Nesta etapa há dependência da classe de modelos de dados utilizada pelo SGBD, mas não do SGBD.

  • O projeto lógico segundo a maioria dos autores é a fronteira na qual se define o SGBD. Se você pensar nos SGBDs relacionais a diferença na sintaxe de SQL pode provar isso do ponto de vista prático.

    A ordem de criação da modelagem de um banco de dados geralmente é a seguinte: primeiro a modelagem conceitual, depois a modelagem lógica e, por fim, a modelagem física.

    Conforme Mauro Pichiliani (2014), “na modelagem lógica é importante que os dados sejam enquadrados de acordo com o modo que eles serão armazenados. Isso quer dizer que as estruturas de armazenamento devem ser definidas de acordo com as características dos dados. Dentre as opções disponíveis para o armazenamento temos grafos, redes, tabelas (linhas e colunas) e outras.

    A implementação de um modelo em um banco de dados adequado é realizada na modelagem física, que pode empregar um SGBD relacional, um banco de dados hierárquico ou outro software adequado”.

    Gabarito: item correto

  • Q256754

    Julgue os itens a seguir, no que concerne ao conceito de modelo de dados em SGBD.

    O modelo lógico define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, por isso esse modelo é flexível e independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado.

    gabarito ERRADO

  • Questão

    A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico.

    Segundo Carlos Alberto Heuser (https://www.inf.ufrgs.br/site/docente/carlos-alberto-heuser/),

    "Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo de SGBD que está sendo usado".

    No projeto de banco de dados, o primeiro passo é a elaboração do modelo conceitual. Esse modelo não depende do tipo de SGBD. Geralmente é usado um modelo de entidade-relacionamento. Posteriormente, esse modelo deve ser transformado em modelo lógico.

    O modelo lógico depende do tipo de SGBD. Exemplo: se o banco de dados é relacional, o modelo lógico usará tabelas para representar os dados.

    Em resumo:

    Modelo Conceitual Não depende do tipo de SGBD.

    Modelo LógicoDepende do tipo de SGBD.

    Gabarito correto. ✅

  • PUTS. QUE QUESTÃO BONITA. CESPE É CESPE, NÉ PAI.

  • CORRETO

    conceitual ( MER/DER ) --> independe de SGBD

    Lógico-> ( MR)depende do MODELO / TIPO de SGBD ( modelo relacional ,em rede ...)

    Físico -> depende de SGBD específico

    • Essas questões deixam claro que o modelo lógico é DEPENDENTE do modelo de dados que é implementado pelo SGBD e não do SGBD em si:

    CESPE - 2010 - MPU

    Diferentemente de quando se define um modelo conceitual de dados, ao se definir um modelo lógico de dados deve-se levar em consideração o sistema de gerência de banco de dados (SGBD) no qual o banco de dados será implementado.

    ERRADO

    CESPE - 2011 - MEC

    Em um projeto de banco de dados, o modelo conceitual e o modelo lógico definem as entidades e seus relacionamentos. O primeiro modelo independe do tipo de SGBD e o segundo depende do tipo de SGBD a ser utilizado.

    CERTO

    • Já o modelo conceitual é INDEPENDENTE do SGBD:

    CESPE - 2012 - BANCO DA AMAZÔNIA

    O modelo conceitual define-se como um modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular.

    CERTO

    CESPE - 2012 - TJ-AC

    O modelo conceitual consiste em um modelo de dados abstrato por meio do qual é descrita a estrutura de um banco de dados, de forma independente do Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

    CERTO

    CESPE - 2014 ANTAC

    Nos projetos de banco de dados, a escolha do SGBDR deve ocorrer antes da elaboração do modelo conceitual de dados para que haja compatibilidade entre o modelo e o software adotado.

    ERRADO

    CESPE - 2011 - Correios

    No modelo conceitual, o banco de dados é descrito de forma independente da implementação em um SGBD. Esse modelo cita os dados que podem ser armazenados no banco de dados, mas não especifica como esses dados estão armazenados no nível de SGBD.

    CERTO

  • Questão perfeita pra consolidar esse conceito!!!!

  • QUESTÃO AFIADA.

    EXCELENTE PARA FIXAR O CONCEITO !

    SEGUIMOS !

  • Rafael, o Lógico depende do SGBD, mas não de um SGBD específico.

  • Gabarito: CERTO.

    Basicamente, a banca brincou com o Português mesmo...

    Enunciado: A construção de um modelo particular para cada SGBD, obtido a partir da transformação do modelo conceitual, é o objetivo do projeto lógico.

    Traduzindo: É o objetivo do projeto lógico (= modelo lógico), que é obtido a partir da transformação do modelo conceitual, a construção de um (=servir de base para um) modelo particular para cada SGBD (que se trata do projeto/modelo físico).

  • Gabarito: Errado

    Chateado que o professor do QC ensinou que o modelo é independente mas a banca cobra diferente. Fazer o que, né, CESPE é CESPE. Bola pra frente!