https://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto_de_software
Padrões GoF ('Gang of Four')
Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias :
Padrões de criação : relacionados à criação de objetos
Padrões estruturais : tratam das associações entre classes e objetos.
Padrões comportamentais : tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.
Padrões "GoF" organizados nas suas 3 famílias:
Padrões de criaçãoAbstract Factory Builder
Factory Method
Prototype
SingletonPadrões estruturais
AdapterBridgeCompositeDecoratorFaçade (ou
Facade)
FlyweightProxyPadrões comportamentais
Chain of ResponsibilityCommandInterpreterIteratorMediatorMementoObserverStateStrategyTemplate MethodVisitorUm padrão "GoF" também é classificado segundo o seu escopo em 2 outros grupos :
Padrões com escopo de classe : definido por relacionamentos de herança e em tempo de compilação.
Padrões com escopo de objeto : encontrados no relacionamento entre os objetos definidos em tempo de execução.