O pulo do gato está no segmento: de forma regular. Gabarito, pois, C.
Doutrina de Marco Aurélio Dias (2010)
Sistema das revisões periódicas
Por esse sistema, o material é reposto periodicamente em ciclos de tempo iguais, chamados períodos de revisão, conforme Figura 2.43. A quantidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo ou de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e o tempo de reposição.
Nesse sistema, são programadas as datas em que deverão ser realizadas as reposições de material, e os intervalos são iguais. A análise deverá ser feita considerando o estoque físico existente, o consumo no período, o tempo de reposição e o saldo de pedido no fornecedor do item. A dificuldade desse método é a determinação do período entre revisões; diversos aspectos devem ser analisados, sendo que:
• uma periodicidade baixa entre as revisões acarreta um estoque médio alto e como conseqüência um aumento no custo de estocagem;
• uma periodicidade alta entre as revisões acarreta um baixo estoque médio e como conseqüência um aumento no custo de pedido e risco de ruptura.
Para minimizar esses riscos devem ser calculadas revisões para cada material estocado ou para cada classe de materiais, de acordo com os objetivos operacionais e financeiros da empresa. A escolha de um calendário para as revisões é também de importância fundamental para:
• definir o volume dos materiais a comprar;
• listar os itens de uso comum para serem processados simultaneamente;
• executar uma compra única;
• efetuar compras e entregas programadas, optando pela determinação das periodicidades mais convenientes das necessidades.