SóProvas


ID
1215313
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A técnica que determina as necessidades de compras de materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto, através da lista de materiais obtida da estrutura analítica do produto, é a denominada:

Alternativas
Comentários
  • Questão " o astro". Brincadeiras à parte, o conceito pedido é o MRP. 

    O ponto de partida do MRP é o planejamento das necessidades de materiais. O planejamento das necessidades se baseia na estrutura o produto ou na composição dos materiais que constituem o produto. Para se conhecer a estrutura do produto utiliza-se o gráfico de  explosão do produto em seus  materiais constitutivos. Esse permite visualizar os itens e respectivas -o E quantidades que compõem o produto para facilitar a montagem da lista de materiais. A lista de materiais também denominada BOM, do inglês bíll materiais -constitui o núcleo central do MRP e é um software que processará todos os dados. Com a lista de materiais pode-se multiplicar a quantidade de produtos a serem produzidos para se obter as necessidades de materiais. As necessidades de materiais, por seu lado, podem ser brutas ou líquidas. As necessidades brutas são o resultado do programa de produção multiplicado pelas listas de materiais. A partir das necessidades brutas adicionam-se os estoques de segurança, as porcentagens de refugo etc. Descontam-se os estoques de P As já existentes no depósito e as OCs já efetuadas e as OSs já distribuídas para se obter as necessidades líquidas. Estas são definidas por periodo diário ou semanal -com as respectivas datas de liberação das OPs.


    FONTE: Chiavenato, 2010. Ed. Elsevier.

  • Material Requirement Planning (planeamento (português europeu) ou planejamento (português brasileiro) das necessidades de materiais) tem vindo a ser usado para dar significado a MRP (veja também MRP II, Manufacturing Resource Planning). Introduzido inicialmente, o MRP foi sendo desenvolvido até se tornar MRP II que já tem em conta aspectos relacionados com finanças, compras e marketing.

    O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

    Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Material_Requirement_Planning#Componentes_de_um_sistema_MRP_.5Bcarece.C2.A0de_fontes.3F.5D

  • Lista de materiais ou Árvore de Estrutura do Produto (AEP) ou Bill of Material (BOM): fornece uma perspectiva visual dos subconjuntos e componentes necessários para montar um produto.

  • Para raciocinar na hora da prova e colocar o X no lugar certo:

     a) EDI ==> falou em ressuprimento automático // Sistema// acordo entre comprador <=> fornecedor// VMI

      b) MRP ==> programação de produção ( obs: falou em técnica/ processo MRP; falou em sistema/software - ERP; cuidado!!!)

      c) Just-in-time ==> falou em estoques no fornecedor; estoques no momento da produção; abastecimento mínimo, etc. 

      d) Ponto de pedido ==falou em indicador de reposição; fecha o olho e vai nele


    Obvio que são ideias e não conceitos bem fundamentados como os digitados pelos colegas nesta e em outras questões. Estou apenas compartilhando minha técnica que tem dado resultados positivos.