SóProvas


ID
121540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Edgar Frank Codd foi o criador do modelo de dados relacional, que
trouxe grandes mudanças para o projeto de bancos de dados na
atualidade. Sua principal contribuição foi a desconexão da estrutura
lógica do banco de dados do mecanismo de armazenamento físico.
Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Modificações no nível físico da arquitetura de banco de dados relacionais podem ser feitas sem a necessidade de reescrita de consultas SQL.

Alternativas
Comentários
  • O texto da questão refere-se à Independência física de dados, que é a capacidade de mudar o esquema físico sem ter de alterar o esquema conceitual.

  • Complemento

    Segundo Navathe(2011,p.23),"Mudanças no esquema interno podem ser necessárias porque alguns arquivos físicos foram reorganizados-por exemplo, ao criar estruturas de acesso adicionais-para melhorar o desempenho da recuperação ou atualização.[...] Por exemplo, oferecer um caminho de acesso para melhorar a velocidade de recuperação dos registros de uma turma por semestre e ano não deverá exigir que uma consulta como listar todas as turmas oferecidas no segundo semestre de 2008 seja alterada, embora a consulta seja executada com mais eficiência pelo SGBD ao utilizar o novo caminho de acesso."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO-NAVATHE

  • Certo

     

    Questão que aborda a Indpendência de Dados, que é a habilidade de modificar a definição de um esquema em um nível sem afetar a definição do esquema em um nível mais alto.

     - Independência física de dados;

     - Independência lógica de dados.

  • Regras de Codd:

    8. Independência física de dados: Programas de aplicação e recursos ad-hoc permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.

    9. Independência lógica de dados: Mudanças nas relações e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicações. Ou seja, as alterações nas tabelas que preservam os valores originais não devem afetar os aplicativos e recursos ad hoc.

  • O objetivo da Arquitetura de três esquemas (ANSI/ SPARC) é possibilitar a independência de dados, ou seja, conseguir mexer em um nível sem afetar o outro.

    Nível Externo

    Nível Conceitual ou Nível logico

    Nível Interno

    -Independência de dados lógica: altera o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.

    -Independência de dados física: altera o esquema interno sem mudar o esquema conceitual. (+ fácil ser aplicado).