SóProvas


ID
121615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos mecanismos de segurança e controle de concorrência
dos sistemas de banco de dados, julgue os itens que se seguem.

Uma transação do tipo dirty read lê todos os registros, não importando se estão sendo modificados ou se ainda não houve um commit.

Alternativas
Comentários
  • Dirty read é quando uma conexão faz a leitura de informações que ainda não foram comitadas, ou seja, a informação que foi lida pode não existir ou mesmo ter sido modificada.
  • dirty read - Leitura suja: leitura de dados não confirmados de uma linha existente, podendo ocasionar a leitura de uma informação nunca confirmada.
    Para esclarecer melhor, imagine duas transações ocorrendo em paralelo T1 e T2, T2 lê um item de dado A que T1 alterou, porém ainda não comitou. T1 apresenta falha e dá um rollback, o item de dado A volta ao seu valor original, T2 fica com aquele valor de A sujo, incorreto.
    Abraços, vamo que vamo.
  • Leitura suja: Ocorre qdo a transacao atualiza o item de dados, mas falha em seguida. Nesse caso, todos os seus efeitos deveriam ser desfeitos(respeitando a atomicidade). Porem, nesse meio tempo, antes do rollback, a transacao T2 le o seu valor incorreto(antes deste voltar a seu valor oringinal). Esse valor eh chamado de dado sujo, pois foi criado por uma transacao q nao foi concluida, nem confirmada.
    Em outras palavras, so ocorre leitura suja de valores alterados, cuja transaçao ainda não realizou o commit.
  • Estranho... dirty read é o nome de uma violação/problema, e não um tipo de transação...
  • Quem não tem acesso:  - -> Certo