SóProvas


ID
1216372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Cartografia

Uma equipe de geoprocessamento quer analisar a forma do terreno a partir de um conjunto de curvas de nível em formato vetorial e de um modelo digital de elevação em formato matricial.

A associação entre o conjunto de dados e a justificativa de sua escolha deve ser

Alternativas
Comentários
  •  Na representação vetorial, a representação de um elemento ou objeto é uma tentativa de reproduzí-lo o mais exatamente possível. Qualquer entidade ou elemento gráfico de um mapa é reduzido a três formas básicas: pontos, linhas, áreas ou polígonos. 

    A representação matricial consiste no uso de uma malha quadriculada regular sobre a qual se constrói, célula a célula, o elemento que está sendo representado. A cada célula, atribui-se um código referente ao atributo estudado, de tal forma que o computador saiba a que elemento ou objeto pertence determinada célula. Vale ressaltar que as representações estão associadas aos tipos de dados anteriormente discutidos, a saber:  

    dados temáticos: admitem tanto representação matricial quanto vetorial; 

    dados cadastrais: sua parte gráfica é  armazenada em forma de coordenadas vetoriais e seus atributos não gráficos são guardados em um banco de dados;  

    redes: sua parte gráfica é armazenada em forma de coordenadas vetoriais, com a topologia arco-nó e seus atributos não gráficos são guardados em um banco de dados;  

    imagens de sensoriamento remoto: armazenadas em representação matricial; 

    modelos numéricos de terreno: podem ser armazenados em grades regulares ou grades triangulares (representação matricial). 

    Para a produção de cartas e em operações onde se requer maior precisão, a representação vetorial é mais adequada. As operações de álgebra de mapas são mais facilmente realizadas no formato matricial. No entanto, para um mesmo grau de precisão, o espaço de armazenamento requerido por uma representação matricial é substancialmente maior.