-
No caso dos dispositivos de E/S, a CPU os ativa por meio de um pino chamado IORQ (também do barramento de controle), que junto com o barramento de endereços aciona um (ou vários) dispositivo chamado decodificador (Modulo E/S ou interface controladora) que, dependendo da configuração do endereço, acionará um dispositivos adequado. ... O módulo de E/S "interfere" na ativação do dispositivo, em uma funcionalidade chamada de decodificação de endereço de E/S.
Alguns dispositivos, como o vídeo e o hard disk, não possuem qualquer contato direto com o barramento do sistema, ficando completamente interligados ao módulo de E/S, que assume a responsabilidade de gerenciar os três barramentos. Esse tipo de móldulo de E/S é chamado interface controladora de dispositivo. Cada dispositivo pode ter seu próprio controlador ou é possível ter um controlador para vários dispositivos.
Ref: http://www.lanceleiloes.com/aulas/entrada-saida-teoria.pdf
Bons estudos!
-
Na prática a CPU não se conecta diretamente com cada periférico, mas sim com dispositivos que realizam a "tradução" e a compatibilização das características de um (dispositivo de E/S) para o outro (CPU), além de outras tarefas de controle. (Introdução à Organização de Computadores 4ª ed., Mario A. Monteiro, pg. 374).
Na minha opinião a questão está errada ao dizer que a controladora atua como SELETOR de endereços, quando na verdade quem seleciona é a CPU e esta repassa o endereço à controladora, que por sua vez fará a decodificação desse endereço para acessar diretamente o dispositivo de E/S.
-
Tb discordo que a controladora faça a seleção de endereço. Isso é tarefa da CPU
-
GABARITO: CERTO
O controlador seleciona e decodifica endereços, sendo um “intermediário” entre a CPU e o dispositivo propriamente dito.
Prof Victor Dalton - Estratégia Concursos