SóProvas


ID
1217581
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para evitar que um sistema sofra ataques de falsificação de endereços IP (spoofing), que permita que um dispositivo externo utilize um endereço IP da rede interna, é necessário que o Firewall filtre o tráfego de

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 

    Se o ataque de falsificação de endereços IP (spoofing) vem de um dispositivo externo, utilizando um endereço IP da rede interna (para explorar a relação de confiança existente para os endereços internos), o firewall precisa filtrar o tráfego de entrada nas interfaces de rede conectadas às redes externas.

  • Gabarito A

    IP Spoofing é uma técnica que consiste em mascarar o IP de origem real por um outro IP e é um dos primeiros passos para uma série de ataques como man-in-the-middle, routing redirect, blind spoofing e SYN flood, entre outros.

    Para prevenir o spoofing, e consequentemente evitar ataques, de fora da rede, é necessário criar uma access-list no roteador que está conectado a Internet (Ingress Filtering). Inclusive existem algumas RFCs que tratam do assunto, em especial RFC 3330 (endereçamento de uso específico), RFC 1918 (endereçamento privado) e RFC 2827 (Filtro de entrada na rede).

    Basicamente como “melhores práticas” temos que nunca um IP privado, de uso específico ou seu próprio IP, deve ser aceito como tráfego inbound na interface outside de um roteador conectado a Internet.

    Assim, tendo como exemplo a topologia abaixo, a ACL anti-spoofing (Ingress Filtering) deve ser aplicada na interface s0/0 no sentido inbound.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !