SóProvas


ID
1217587
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia tem por objetivo tornar a informação visível apenas para os entes autorizados, utilizando, para isso, esquemas de codificação (cifragem) e chaves. Dentre os vários esquemas, um exemplo de criptografia assimétrica, ou de chaves públicas, é o

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de algoritmos assimétricos populares e bem reputados incluem:

    Gnupg
    PGP
    RSA

    Exemplos de algoritmos simétricos populares e bem reputados incluem

    AES,
    Twofish,
    Serpent,
    Blowfish,
    CAST5,
    RC4,
    3DES (baseado no DES), 
    IDEA.


  • Bizu

    Falou em Chaves publicas ou criptografia assimétrica .... 

    R: RSA

    Mas é fundamental a leitura sobre o assunto

  • Gabarito E

     

    RSA (Rivest-Shamir-Adleman) é um dos primeiros sistemas de criptografia de chave pública e é amplamente utilizado para transmissão segura de dados. Neste sistema de criptografia, a chave de encriptação é pública e é diferente da chave de decriptação que é secreta (privada). No RSA, esta assimetria é baseada na dificuldade prática da fatorização do produto de dois números primos grandes, o "problema de fatoração". O acrônimo RSA é composto das letras iniciais dos sobresnomes de Ron Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, fundadores da actual empresa RSA Data Security, Inc., os quais foram os primeiros a descrever o algoritmo em 1978. Cliffor Cocks, um matemático Inglês que trabalhava para a agência de inteligência britânica Government Communications Headquarters (GCHQ), desenvolveu um sistema equivalente em 1973, mas ele não foi revelado até 1997.

    É considerado dos mais seguros, já que mandou por terra todas as tentativas de quebrá-lo. Foi também o primeiro algoritmo a possibilitar criptografia e assinatura digital, e uma das grandes inovações em criptografia de chave pública.

    Um usuário do RSA cria e então publica uma chave pública baseada em dois números primos grandes, junto com um valor auxiliar. Os números primos devem ser mantidos secretos. Qualquer um pode usar a chave pública para encriptar a mensagem, mas com métodos atualmente publicados, e se a chave pública for muito grande, apenas alguém com o conhecimento dos números primos pode decodificar a mensagem de forma viável. Quebrar a encriptação RSA é conhecido como problema RSA. Se ele for tão difícil quanto o problema de fatoramento, ele permanece como uma questão em aberto.

    O RSA é um algoritmo relativamente lento e, por isso, é menos usado para criptografar diretamente os dados do usuário. Mais frequentemente, o RSA passa chaves criptografadas compartilhadas para criptografia de chave simétrica que, por sua vez, pode executar operações de criptografia-descriptografia em massa a uma velocidade muito maior.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !