SóProvas


ID
1218265
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos de instalações prediais de água fria, cada tubulação deve ser dimensionada de modo a garantir abastecimento de água com vazão adequada, sem incorrer em superdimensionamento. Para isso, é necessário garantir que as tubulações sejam dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626/1998

    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.

  • DESPENCA!!!!

     

    NBR 5626

    5.3.4 Velocidade máxima da água


    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.


    5.3.5 Pressões mínimas e máximas


    5.3.5.1 Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve ser estabelecida de modo a garantir a vazão de projeto indicada na tabela 1 e o bom funcionamento da peça de utilização e de aparelho sanitário. Em qualquer caso, a pressão não deve ser inferior a 10 kPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kPa.


    5.3.5.2 Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.


    5.3.5.3 Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa.


    5.3.5.4 A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 200 kPa.

     

    CAIDORES!!!!!!

     

    A.1 Estimativa das vazões
    A.1.1 Demanda provável
    Por razões de economia, é usual estabelecer como provável uma demanda simultânea de água menor do que a máxima possível. Essa demanda simultânea pode ser  estimada tanto pela aplicação da teoria das probabilidades, como a partir da experiência acumulada na observação de instalações similares. O método de pesos relativos usado neste anexo se enquadra no segundo caso.

     

    Q = 0,3 * ΣP

    Q: é a vazão estimada na seção considerada, em litros por segundo;


    ΣP: é a soma dos pesos relativos de todas as peças de utilização alimentadas pela tubulação considerada;

     

     

    -> O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.

     

    -> 5.2.5.6 A extremidade da tomada de água no reservatório deve ser elevada em relação ao fundo deste reservatório para evitar a entrada de resíduos eventualmente existentes na rede predial de distribuição. (...) Em reservatório de pequena capacidade (por exemplo: para casas unifamiliares, pequenos edifícios comerciais, etc.) e de fundo plano e liso, recomenda- se uma altura mínima de 2 cm. No caso específico de reservatório de fibrocimento (cimento-amianto), a NBR 5649 dispõe que a tomada de água esteja 3 cm acima da região mais profunda do reservatório.

     

    -> 5.2.9.3 As instalações elevatórias devem possuir no mínimo duas unidades de elevação de pressão, independentes, com vistas a garantir o abastecimento de água no caso de falha de uma das unidades.

  • Em observação ao comentario do simpson, apenas corrigindo a estimativa das vazões 

    Q=0,3*raiz(soma dos pesos) 

    Ver anexo A da NBR 5626/98 em vigência

     

  • Pessoal, de acordo com a nova NBR, atualizada em 2020 essa limitação não existe mais.