SóProvas


ID
121846
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante um conflito, um jovem é vítima de violência e agressão interpessoal. Apresenta-se taquidispneico, com um ferimento aberto em região inframamilar esquerda. O tratamento imediato de lesão aberta no tórax, caracterizada pela comunicação da cavidade pulmonar e meio externo, consiste na realização de curativo

Alternativas
Comentários
  • Acho que a lesão trata-se de um pneumotorax aberto, que é a entrada de ar no  pulmões, o curativo a ser feito é o de três pontas, que tem a função de saída de ar expiração da vitima, e impede que o ar retorne quando ele inspirar novamente! 
    Creio que a resposta seja a letra C.

  • Pdf muito bem explicado sobre o curativo de três pontos

    http://www.uff.br/ph/artigos/curativo3p.pdf
  • As lesões torácicas são decorrentes da ação de um agente traumático que podem ser lesões abertas ou fechadas, segundo a ocorrência ou não de solução de continuidade da pele. O traumatismo torácico é considerado uma lesão grave, pois não se descarta a possibilidade de ter afetado órgãos vitais, como o coração e o pulmão. No caso da questão da banca eles colocam que o trauma atingiu o pulmão causando uma comunicação da cavidade pulmonar e meio externo, que leva a uma equivalência entre as pressões atmosférica e intratorácica, o que ocasionará, em última instância, o colapso pulmonar, queda da hematose e uma hipóxia aguda. Nesse tipo de lesão deve-se cobrir imediatamente com um curativo de três pontas, que é um curativo quadrangular feito com gazes esterilizadas(vaselinada ou outro curativo pouco permeável ao ar) de tamanho suficiente para encobrir todas as bordas do ferimento, e fixado com fita adesiva (esparadrapo, etc) em três de seus lados. A fixação do curativo oclusivo em apenas três lados produz um efeito de válvula; desse modo, na expiração, tem-se a saída de ar que é impedido de retornar na inspiração, evitando, assim, formar um pneumotórax hipertensivo.

    Resposta C

    Bibliografia Nayduch D. Nurse to nurse: Cuidados no trauma em enfermagem. Artmed. São Paulo, 2011.
  • Pneumotórax aberto: curativo quadrangular que cubra todas as bordas da lesão. Apenas três de seus lados devem ser fixados com esparadrapo ou similar. O objetivo é produzir um efeito de válvula. Quando o paciente inspirar, a sucção da ferida fará o curativo colabar, impedindo a entrada de ar. Quando o paciente expirar, o lado não fixado permitirá o escape de ar. Ocluindo os quatro lados do curativo ocorrerá acúmulo de ar no espaço pleural resultando em pneumotórax hipertensivo. Deve ser utilizado material impermeável, normalmente o plástico de embalagens de gaze. Antes de aplicar o esparadrapo é muito importante limpar a pele ao redor da ferida com éter para retirar resíduos, como sangue e suor, que impedem a adequada fixação do adesivo.

    FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfk4AAC/curativo-3-pontas