Letra C
As paredes-diafragma são painéis de concreto, geralmente armado, préfabricados ou moldados in loco com a função de contenção em escavações de subsolo. Os painéis são executados por meio do preenchimento de trincheiras escavadas com o uso contínuo de lama bentonítica, cuja função é estabilizar as paredes de escavação e contrabalançar o empuxo causado pelo lençol freático no terreno. Pode-se, também, utilizar polímeros no lugar da lama bentonítica. Para a escavação, é empregado o equipamento clam shell hidráulico.
http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/2/2-paredes-diafragma-tecnica-de-contencao-utiliza-paineis-de-concreto-213739-1.aspx
-> Betonitas:
- são argilas ultra-finas com grande presença de montmorilonita - o que explica sua expansibilidade.
- Ao serem misturadas com água constituem uma solução chamada de lama betonítica que possui propriedades tixotrópicas. Tixotropia é a característica de um fluido adquirir viscosidade, ou seja, coesão, quando em repouso, e perda da mesma quando agitadas, ou em movimento. Sendo assim, são muito utilizadas em escavações para a contenção das paredes e evitar a infiltração de água no espaço perfurado.
- Montmorilonita é um mineral argílico, ou seja, mineral que "compõe" a argila, conferindo determinadas características. Caolinitas e iilitas são os outros mais comuns.
-> Clam-shell hidráulico:
- Equipamento acoplado a um trator de esteira, semelhante a um escavadeira, que possui duas conchas, cada uma com a geometria de um quadrante de um circulo. Essas conchas são acionadas hidraulicamente constituindo um movimento de "mordida" no solo.
- São ideais para a escavação retangulares, logo, paredes diafragmas. Para tanto, primeiramente se constrói muretas guia na superfície para orientar o operador do equipamento.