SóProvas


ID
121876
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis são consideradas um grave problema de saúde pública, pois os sinais e sintomas podem ser de difícil identificação, tornando fundamental o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento correto.

I. A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena lesão nos órgãos sexuais, denominada cancro duro, além do aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal, após a exposição à situação de risco, com pessoa infectada.
II. O HPV provoca lesões com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis nos órgãos genitais. Nas mulheres, pode ser assintomático. A maior gravidade é relacionada ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero, vulva, pênis e reto, pois toda infecção pelo HPV causa câncer.
III. O condiloma acuminado pode ser tratado de forma local, com uso da cauterização, de produtos cáusticos, quimioterapia ou radioterapia. O parceiro também deve ser submetido ao tratamento.
IV. O teste Elisa é o mais utilizado para o diagnóstico da AIDS, por meio da detecção de anticorpos anti- HIV no sangue, em resposta à infecção pelo HIV. Para a confirmação, pode ser empregado o teste de Western Blot.
V. Janela imunológica é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue da pessoa infectada, por meio de exames laboratoriais específicos. Nesse caso, a detecção de HIV tem possibilidade de um resultado falso-positivo.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O item II está errado pois NÃO é toda infecção pelo HPV que causa câncer.


    Quanto ao item III, o condiloma acuminado é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV),
    o tratamento é feito por métodos químicos, quimioterápicos, imunoterápicos e cirúrgicos.

    O conceito de janela imunológica, do item V, está corrento. Acredito que o erro está em dizer que a pessoa está
    infectada, pois isso ainda não foi confirmado (...detecção de anticorpos anti-HIV no sangue da pessoa infectada...)

  • Amigo...
    O item V está incorreto porque menciona que durante a janela imunológica o teste para o HIV pode ser falso-positivo, e na verdade este pode ser falso-negativo!!!
  • INFELISMENTE O SITE ERROU A QUESTÃO CORRETA DEVIRIA I,III,IV E V,POREM O SITE NÃO DISPONIBILISOU A RESPOSTA CORRETA
  • segundo o gabarito a alternativa correta é a c.

  • alternativa correta: C

    O item II está incorreto pois não é toda infecção por HPV que causa câncer, é apenas um fator de risco para tal.

    O item III está incorreto, pois o tratamento é a base de medicamentos e a prevenção é evitar relações sexuais sem proteção com indivíduos contaminados, não é necessário rádio ou quimioterapia.

    O item V está incorreto pois na janela há possibilidade de resultado falso negativo e não falso positivo.

    Atenção, pessoal; e bons estudos!

  • CORRETA I. A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena lesão nos órgãos sexuais, denominada cancro duro, além do aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal, após a exposição à situação de risco, com pessoa infectada. 
     

    ERRADA II. O HPV provoca lesões com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis nos órgãos genitais. Nas mulheres, pode ser assintomático. A maior gravidade é relacionada ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero, vulva, pênis e reto, pois toda infecção pelo HPV causa câncer.   - HPV 6 e 11 (Benignos) , HPV 16 e 18 (oncogênicos)
     

    ERRADA III. O condiloma acuminado pode ser tratado de forma local, com uso da cauterização, de produtos cáusticos. O parceiro também deve ser submetido ao tratamento. O tratamento não inclui quimioterapia e radioterapia.
     

    CORRETA IV. O teste Elisa é o mais utilizado para o diagnóstico da AIDS, por meio da detecção de anticorpos anti- HIV no sangue, em resposta à infecção pelo HIV. Para a confirmação, pode ser empregado o teste de Western Blot. 
     

    ERRADA V. Janela imunológica é o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue da pessoa infectada, por meio de exames laboratoriais específicos. Nesse caso, a detecção de HIV tem possibilidade de um resultado falso-NEGATIVO.