SóProvas


ID
1219024
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

sinale a alternativa que indica o meio de cultura utilizado para identifcar o crescimento de Staphilococcus aureus, pela fermentação deste meio contendo 7,5% de cloreto de sódio.

Alternativas
Comentários
  • As cepas de S. aureus crescem em meios comuns, caldo ou ágar simples, pH = 7, à temperatura ótima de 37ºC. As colônias formadas em placa, após 18-24 horas de incubação, apresentam-se arredondadas, lisas e brilhantes (Figura 1). A coloração dessas colônias varia desde o acinzentado até o amarelo-ouro, em que a pigmentação aumenta com o tempo de incubação prolongado, não chegando a ser formada nos casos de crescimento em condições anaeróbicas, ou na cultura em caldo. Em placas de ágar sangue, um halo de hemólise desenvolve-se em torno das colônias formadas (Figura 1)(9, 18, 40). Outro meio importante para a identificação do S. aureus é o ágar manitol-sal, seletivo para essa espécie, uma vez que o S. aureus consegue fermentar o manitol, produzindo ácido lático. Essa espécie se desenvolve também na presença de 7,5% de NaCl, que estimula a produção de coagulase, enzima que caracteriza a espécie(9, 18).

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442007000600005&script=sci_arttext


  • Ágar manitol (Meio de Chapman): além de ser um meio seletivo pra bactérias halófilas, também é um meio diferencial por conter manitol, um polissacarídeo. As bactérias que fermentam o manitol mudam a cor do meio de vermelho para amarelo. O S. aureus é a única espécie de estafilococos que é capaz de fermentar o manitol.