-
Sabemos que os tratamentos térmicos servem para melhorar algumas características mecânicas dos materiais, como dureza, resistência ao desgaste etc. O aumento da resistência mecânica está diretamente ligada ao aumento do limite de escoamento. Assim sendo, todos os tratamentos indidcados geram estruturas que aumentam essa propriedade, exceto o recozimento uma vez que esse tratamento é usado para fazer um metal retomar sua microestrutura inicial, mesmo já tendo passado por tratamentos térmicos anteriores ou sofrido deformação a frio.
-
Tensão de escoamento é a resistência que o material oferece à deformação elástica. Logo um material mais duro, de maior resistência mecânica, possui uma tensão de escoamento maior. No caso do recozimento, o material torna-se dúctil, possuindo um escoamento menor, já que é dúctil.
-
A tensão de escoamento e o limite de resistência à tração aumentam em razão direta da resistência mecânica do material. Logo, tratamentos que tornam os metais mais ducteis são os que conferem os menores valores de propriedades associadas à resistência mecânica. Portanto, o recozimento é a alternativa.
-
Vinícius... não são todos os tratamentos apresentados que aumentam a resistência... a RECUPERAÇÃO tbm alivia as tensões diminuindo a resistência mecânica. Mas seu efeito é bem menor do que um recozimento em si. Apesar de que a RECUPERAÇÃO não é um tratamento térmico em si, é um estágio do RECOZIMENTO. Então já eliminaria todas as alternativas exceto a letra A.