SóProvas


ID
1221226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da assistência social, julgue os itens subsequentes

Os projetos de enfrentamento à pobreza visam, prioritariamente, incluir as famílias pobres nos programas de transferência de renda.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE– Lei n.º 8742/1993 – LOAS. Art. 25. Os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.

  • Pensar com a cabeça da CESPE , só assim mesmo....

  • Os projetos de enfrentamento a pobreza visam entender as necessidades da população e as potencialidades ou capacidades que devem e podem ser desenvolvidas a fim de identificar forças para enfrentar tais situações. ( PNAS)

  • o erro esta em prioritariamente 

  • Conforme a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social - Lei n. 8.742/1993), em seu Art. 25, está exposto que: os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão de qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e sua organização social. Dessa forma, pode-se compreender que esses projetos não focam nos programas de transferência de renda e que eles possuem como ações também o investimento em iniciativas que possam vir a contribuir na geração de renda, na qualificação profissional, na reinserção no mercado de trabalho, dentre outras possibilidades que vão impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Art. 25. Os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.

  • Pra quem não entendeu o erro, é o seguinte, a questão basicamente falou que pra brigar contra a pobreza deve-se principalmente "dar dinheiro aos pobres". E sabemos que não é bem assim que a banda toca, existem diversos outros fatores que geram pobreza, não só falta do dinheiro. Para se aprofundarem, basta ler o comentário da Isis Hirata.
    Abraços,

  • Erro:
    1-"prioritariamente"
    Errata:
    1-"por exemplo"
    Abraço

  • ERRADA.

    Não necessariamente é para dar dinheiro aos pobres, tem que melhorar diversos aspectos, como a educação, saneamento básico, saúde, segurança.

  • Reli a questão  - "Os projetos de enfrentamento à pobreza visam, prioritariamente, incluir as famílias pobres nos programas de transferência de renda." -  me questionando:

    Os projetos de enfrentamento à pobreza querem prioritariamente incluir as familias pobres nos programas de transferência de renda? Ou seja o principio primeiro dos projetos de enfrentamento à pobreza é incluir as famílias pobres nos programas de transferência de renda?

     

    Entendo que não é essa a prioridade: "dar benefícios em dinheiro" às famílias pobres, mas "subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam (aos grupos populares) meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social." (LOAS, art. 25). 

    Ou seja, o enfrentamento da pobreza se dá por meio de ações sociais conjuntas: projetos que busquem subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas de desenvolvimento da capacidade produtiva e gestão para melhoria de vida, propiciar melhora na qualidade de vida, preservar o meio ambiente e a organização social dos grupos populares. 

     

    Entendi corretamente?

     

  • LOAS

    Dos Projetos de Enfrentamento da Pobreza

            Art. 25. Os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.

            Art. 26. O incentivo a projetos de enfrentamento da pobreza assentar-se-á em mecanismos de articulação e de participação de diferentes áreas governamentais e em sistema de cooperação entre organismos governamentais, não governamentais e da sociedade civil.

  •  

    Significado de Prioritariamente: 

     De maneira prioritária; mais importante que o restante.

     

    https://www.dicio.com.br/prioritariamente/

     

  • Gabarito: ERRADO

  • Um professor do Gran Cursos (prof Fabio Felix) deu uma dica ótima para começar os estudos em previdenciário: Assistência Social não é sinônimo de dar esmolas!

    Com a leitura do art. 25 da L8742, percebemos a abrangência dos Projetos de Enfrentamento da Pobreza, conforme citado pelos demais colegas nos comentários. A assertiva, além de vaga, está errada ao dizer que a prioridade é a inclusão das famílias em programas de transferência de renda.

  • "Defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda;"