A alternativa "a" está incorreta, pois não podemos usar totalmente (100%) o espaço do eletroduto. Alguns "socam" o eletroduto, mas é algo irregular. Pode resultar em incêndio. O melhor aproveitamento possível do eletroduto é usá-lo de acordo com as regras. O espaço deixado no eletroduto ao não carregar demais o mesmo, faz com que haja melhor ventilação entre eles e permite também que eles possam ser instalados e retirados com facilidade.
A alternativa "c" está incorreta, pois 90% também deixaria o eletroduto muito carregado. Por outro lado, limitar o espaço do eletroduto em 10% deixaria-o sub-utilizado. Logo a alternativa "d" está incorreta.
A alternativa "e" está totalmente incorreta, pois há sim prescrição normativa para este assunto (6.2.11.1.6 da NBR 5410). Diz a norma: "a taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a:
- 53% no caso de um condutor;
- 31% no caso de dois condutores;
- 40% no caso de três ou mais condutores.
Diante dessa constatação, a alternativa "b" está correta.