-
Dica: a camada física é totalmente orientada a hardware.
-
A camada física é quem define o sentido das transmissões entre dois disposivitos: Simples, half-duplex ou full-duplex.
-
Questão pra ninguém errar. Começou a falar de bits 0 e 1 já sabia que era física. Quando concluiu com simplex, half-duplex e full-duplex eu tive certeza.
a) física: falou de meio físico, cabeamento, bits, simplex, hub, repetidor, lembra logo de camada física.
b) enlace de dados: falou de ethernet, ATM, células, bridge, switch, lembra do enlace.
c) transmissão: não existe no modelo OSI
d) Transporte: UDP, TCP
e) redes: falou de IP, IPsec, ICMP, roteador, switch layer 3, lembra logo de rede.
-
Transmissão de bits => 1 - Camada Física
-
E quanto ao trecho "as funções típicas dos protocolos deste nível"? Até onde acompanhei, esta camada não possui protocolos, haja vista que estamos falando da transmissão e recepção de sinais elétricos sobre um meio físico.
A meu ver, a descrição do enunciado mistura, equivocadamente, as camadas 1 e 2.
-
Segundo Tanembaum(2011,p.26),
"A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. O projeto da rede deve garant ir que, quando um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como um bit 1, não como um bit 0. Nesse caso, as questões mais comuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar, o fato de a transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente, a forma como a conexão inicial será esta belecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qual será a finalidade de cada pino. Nessa situação, as questões de projeto lidam em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física."
-REDES DE COMPUTADORES-5 EDIÇÃO-2011-TANENBAUM