-
Não acho que o DR seja mais indicado em vez do disjuntor termomagnético e sim que deve ser usado os dois em conjunto.
Não é adequado uma instalação somente com DR.
-
A questão levou em consideração que a vida é mais importante que o patrimônio.
-
O DR não dispensa o uso do disjuntor termomagnético. Na minha humilde opnião o gabarito está errado.
-
Trecho do material da Professora Talita Campiteli, sobre esta questão.
"Conforme Macyntire (2000), o dispositivo Diferencial Residual tem por finalidade a proteção de vidas humanas contra acidentes provocados por choques, no contato acidental com redes ou equipamentos elétricos energizados. Oferece, também, proteção contra incêndios que podem ser provocados por falhas no isolamento dos condutores e equipamentos. A experiência mostra que se pode, na prática, evitar que ocorra uma certa corrente de fuga natural para a terra, do isolamento da instalação. Quando a corrente e fuga atinge valor que possa comprometer a desejada segurança para seres humanos (30 mA) e instalações industriais (500 mA), o dispositivo atua, desligando o circuito".
- "De acordo com Yazigi (2009), ao contrário dos disjuntores termomagnéticos, a função principal dos Interruptores Diferenciais Residuais (DR) é proteger as pessoas que utilizam a energia elétrica, e não a instalação. O principal problema para o ser humano em relação à energia elétrica é o eventual choque. Este ocorre sempre que houver um contato com um condutor ou equipamento energizado. Nesse instante, a pessoa passa a desempenhar a função de mero condutor de eletricidade do sistema para a terra. Os efeitos dessa passagem de corrente elétrica através do corpo humano variam de um simples susto a ferimentos graves, ou até mesmo a morte. O DR detecta toda a passagem de corrente para a terra e desliga o circuito elétrico, ou seja, é útil tanto na proteção contra choques (proteção pessoal) como, também, contra incêndios (proteção de patrimônio)."
Bons estudos
-
A chave da resposta está no destacado:
Nos projetos de instalações elétricas, é mais indicado o emprego do interruptor diferencial residual (DR) em vez do disjuntor termomagnético (DT) devido ao fato de aquele proteger com mais eficiência as pessoas contra choques elétricos.
FUNÇÃO PRINCIPAL DO Diferencial ResidUAL- Proteger o pessUAL, a galera, e não a instalação.
-
Terceira vez que erro, questão horrível. São medidas complementares, poderia ter dado o gabarito que quisesse.
-
O disjuntor termomagnético só protege as instalações, já o DR protege contra choques elétricos e incêndios
-
Os dois devem ser usados complementarmente. Até pq se só o Dr for instalado, quem vai proteger con sobrecarga e curto-circuito?
-
Questão passível de anulação, pois os dispositivos devem atuar de forma conjunta, um não dispensa o uso do outro e vice-versa.