SóProvas


ID
1222420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens , acerca de elementos e procedimentos na construção.

Durante a concretagem de pilares de seção estreita e ferragem densa, é recomendável o uso do vibrador tipo mangote para o adensamento das camadas de concreto.

Alternativas
Comentários
  • A ferragem densa dificulta a passagem do mangote.

  • A utilização de um concreto auto adensável seria a melhor solução neste caso, porque, se o vibrador encostar na ferragem corre o risco de tirar a aderencia do concreto com a ferragem.

  • Fonte: https://www.royalmaquinas.com.br/blog/adensamento-concreto-o-que-e-vantagens/

    Segue o método adequado.

    – Vibrador de parede de fôrma: "é um vibrador geralmente acoplado à parede do molde, com o auxílio de parafusos, em que as pulsações são transmitidas ao concreto através da movimentação das paredes. É muito utilizado em indústrias de pré-moldados e em locais estreitos em que não é possível utilizar um vibrador de imersão".

     

  • Para ferragens densas é preferível concreto auto-adensável. 

  • Errado:

    Para Ferragens densas não se recomenda o uso de vibradores, pos esses podem tocar na armadura e comprometer a aderência do concreto.

    Recomenda-se o concreto autoadensável

  • JUSTIFICATIVA do CESPE
    Na concretagem de pilares de seção estreita e ferragem densa, deve-se utilizar o vibrador externo (ou de fôrma), que transmite vibrações para as fôrmas.

  • Como a seção do pilar é estreita e tem muita ferragem (densa), o mangote pode encostar na forma ou na ferragem, podendo segregar o concreto e alterar algumas de suas caracteristicas.

  • A questão abaixo diz a resposta 

     

    Q994593

    Ano: 2019   Banca: CESPE    Órgão: SLU-DF

     

    Para a concretagem de pilares de seção estreita e ferragem densa, recomenda-se utilizar o vibrador externo (ou de fôrma) para a compactação das camadas de concreto.

     

    CERTO.