SóProvas


ID
1223926
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma obra foram recebidos sacos de cal virgem para a utilização na construção civil, porém sem a identificação das siglas onde possam ser verificadas suas exigências químicas e físicas. De acordo com a norma, a cal virgem entregue em sacos poderá ser do tipo

Alternativas
Comentários
  • Hoje em dia quase não se usa cal virgem. Questão de 2014 mas ultrapassada.
    CV-E = Cal virgem especial
    CV- C = Cal virgem comum
    Diferenciam pela pureza e grau de moagem.

  • Letra C
    CV-E : Cal virgem especial e CV-C: Cal virgem comum
    Além desses ainda há o CV-P: Cal virgem em pedra mas que não é entregue em sacos e sim a granel
  • 4.2.1 A cal virgem CV-E ou CV-C pode ser entregue em sacos ou outras formas de acondicionamento que preservem a
    qualidade do produto e proporcionem segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições da
    seção 5.
    4.2.2 A cal virgem CV-P só poderá ser entregue a granel de forma que preserve a qualidade do produto e proporcione
    segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições da seção 5.

  • Comentários: de acordo com a NBR 6453/2003, a cal virgem CV-E ou CV-C pode ser entregue em sacos ou outras formas de acondicionamento que preservem a qualidade do produto e proporcionem segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições das exigências químicas e físicas. A cal virgem CV-P só poderá ser entregue a granel de forma que preserve a qualidade do produto e proporcione segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições das exigências químicas e físicas. Observe que a questão fala que foram recebidos sacos de cal virgem para a utilização na construção civil, porém sem a identificação das siglas onde possam ser verificadas suas exigências químicas e físicas. Dessa forma, a cal virgem entregue em sacos só poderá ser do tipo CV-E ou CV-C. Por outro lado, a cal virgem CV-P só poderá ser entregue a granel.

    Gabarito: C


  • A cal virgem CV-E ou CV-C pode ser entregue em sacos ou outras formas de acondicionamento que preservem a
    qualidade do produto ;

     

     A cal virgem CV-P só poderá ser entregue a granel de forma que preserve a qualidade do produto e proporcione
    segurança no manuseio e transporte

  • NBR 6453 Cal virgem para construção civil - Requisitos

    3 Definição


    Para os efeitos desta Norma, aplica-se a seguinte definição:


    3.1 cal virgem: Produto obtido pela calcinação de carbonatos de cálcio e/ou magnésio, constituído essencialmente de uma mistura de óxido de cálcio e óxido de magnésio, ou ainda de uma mistura de óxido de cálcio, óxido de magnésio e hidróxido de cálcio.


    4 Requisitos gerais

    4.1 Denominação normalizada

    A cal virgem deve ser denominada conforme as exigências químicas indicadas em 5.1 e exigências físicas indicadas em


    5.2, pelas seguintes siglas:


    a) cal virgem especial: CV-E;
    b) cal virgem comum: CV-C;
    c) cal virgem em pedra: CV-P.


    4.2 Embalagem, marcação e entrega


    4.2.1 A cal virgem CV-E ou CV-C pode ser entregue em sacos ou outras formas de acondicionamento que preservem a qualidade do produto e proporcionem segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições da seção 5.


    4.2.2 A cal virgem CV -P só poderá ser entregue a granel de forma que preserve a qualidade do produto e proporcione segurança no manuseio e transporte, desde que se mantenham as condições da seção 5.


    4.2.3 Quando a cal virgem for entregue em sacos, estes devem receber as identificações prescritas e pertinentes na Lei 8078 do Código de Defesa do Consumidor e portarias 74 e 88 do INMETRO.


    4.2.4 Quando a cal virgem for entregue em sacos, estes devem ter impressas, de forma visível, as siglas CV-E ou CV-C, com 40 mm a 60 mm de altura e a denominação normalizada na frente da embalagem e na frente ou verso a massa líquida e marca do fabricante.


    4.2.5 Devem ser igualmente impressas nos sacos informações técnicas adicionais como instruções de uso, data de validade e informações sobre a segurança no manuseio e na utilização da cal virgem.


    4.2.6 A massa líquida de cada saco deve ser expressa em quilogramas.


    4.2.7 Quando a cal virgem, de qualquer tipo, for entregue a granel, contêiner ou outras formas de acondicionamento ou transporte que não permitam indicar as informações prescritas em 4.2.3, 4.2.4, 4.2.5 e 4.2.6, tais informações devem estar descritas na documentação que acompanha o produto.

     

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"