SóProvas


ID
1223968
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A desagregação do concreto é um dos processos físicos de deterioração do concreto. O fenômeno em que ocorrem reações dos sulfatos com componentes do cimento e resulta em um aumento do volume do concreto, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Mecanismos de envelhecimento e deterioração 

    # RELATIVOS AO AÇO

    CARBONATAÇÃO

    DISSIPAÇÃO POR CLORETO

     

    # RELATIVOS AO CONCRETO 

    Expansão por SULFATOS

    LIXIVIAÇÃO 

    REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO

     

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

  • NBR 6118

    6.3.2.2 Expansão por sulfato

    É a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. A prevenção pode ser feita pelo uso de cimento resistente a sulfatos, conforme ABNT NBR 5737.

  • Gab. A.


    Pode-se classificar a corrosão do concreto segundo três tipos, dependendo das ações químicas que lhe dão origem: corrosão por lixiviação; corrosão química por reação iônica; e corrosão por expansão.


    A corrosão por lixiviação consiste na dissolução c arraste do hidróxido dc cálcio existente na massa de cimento Portland endurecido (liberado na hidratação) devido ao ataque de águas puras ou com poucas impurezas, e ainda de águas pantanosas, subterrâneas, profundas ou ácidas, que serão responsáveis pela corrosão, sempre que puderem circular e renovar-se, diminuindo o pH do concreto. É o processo dc corrosão que ocorre com mais freqüência.


    A corrosão química por reação iônica ocorre em virtude da reação de substâncias químicas existentes meio agressivo com componentes do cimento endurecido. Esta reação leva à formação de compostos solúveis, que são carreados pela água em movimento ou que permanecem onde foram formados, mas, nesse último caso, sem poder aglomerante. Os principais íons que reagem com os compostos do cimento são o magnésio, o amônio, o cloro e o nitrato.


    Na corrosão por expansão ocorrem reações dos sulfatos com componentes do cimento, resultando em um aumento do volume do concreto que provoca sua expansão e desagregação. Os sulfatos encontram-se presentes em águas que contem resíduos industriais, nas águas subterrâneas em geral e na água do mar, sendo que os sulfatos mais perigosos para o concreto são o amoníaco, (NH4)2S02, o cálcico, CaS04, o de magnésio, MgS04 e o de sódio, Na2S04.


    De Souza e Ripper - Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto - PINI 1998