SóProvas


ID
1224148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Ainda com base no caso clínico apresentado e considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e as abordagens psicoterápicas, julgue os itens subsequentes.

O quadro apresentado pela paciente indica transtorno da personalidade histriônica, caracterizado por padrão global de excessiva emotividade e busca de atenção e cuidado.

Alternativas
Comentários
  • A característica essencial do Transtorno da Personalidade Histriônica consiste de um padrão invasivo de emocionalidade excessiva e comportamento de busca de atenção, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. No presente caso, a passividade nos relacionamentos interpessoais teve início na infância.

  • Esse é o Transtorno de Personalidade Dependente.

  • Na questão não fala da necessidade de ser o centro das atenções que caracteriza a doença: 

    A característica essencial do Transtorno da Personalidade Histriônica consiste de um padrão invasivo de emocionalidade excessiva e comportamento de busca de atenção, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Histriônica sentem-se desconfortáveis ou desconsiderados quando não são o centro das atenções (Critério 1). Freqüentemente animados e dramáticos, tendem a chamar a atenção sobre si mesmos e podem, de início, encantar as pessoas com quem travam conhecimento por seu entusiasmo, aparente franqueza ou capacidade de sedução. Tais qualidades, contudo, perdem sua força à medida que esses indivíduos continuamente exigem ser o centro das atenções. Eles requisitam o papel de "dono da festa". Quando não são o centro das atenções, podem fazer algo dramático (por ex., inventar estórias, fazer uma cena) para chamar a atenção. Esta necessidade freqüentemente se manifesta em seu comportamento diante do clínico (por ex., adular, trazer presentes, oferecer descrições dramáticas de sintomas físicos e psicológicos que a cada consulta são substituídos por sintomas novos).

  • Para mim seria síndrome de borderline. 

  • Gabarito: Errado.

    CID 10: F60.7: Transtorno de personalidade dependente.

    Caracstrizado por:

    a) Encorajar ou permitir a outros tomarem as decisões mais importantes da vida do indivíduo;

    b) Subordinação de suas próprias necessidades aquelas dos outros dos quais é dependente e aquiescência aos desejos desses;

    c)Relutância em fazer exigências ainda que razoáveis as pessoas das quais depende;

    d) Sentir-se inconfortável ou desamparado quando sozinho por causa de medos exagerados de incapacidade de se autocuidar;

    e) Preocupações com medos de ser abandonado por uma pessoa com a qual tem um relacionamento íntimo e de ser deixado para cuidar de si próprio;

    f) Capacidade limitada de tomar decisões cotidianas sem um excesso de cinsdkhis e reasseguramento pelos outros.

  • Transtorno de Personalidade Histrônica é a busca da atenção para si constante. Como diagnóstico diferencial está associada ao Narcisismo.