- Espiral: enrolada obliquamente de maneira que a volta posterior recubra metade ou 2/3 de sua largura.
Ascendente = Começa na parte inferior do segmento corporal, de baixo para cima. Locais: punho, dedos e tronco.
Descendente = começa na parte superior do segmento corporal, de cima para baixo.
Reversa = faz-se uma volta em espiral ascendente, fazendo-se o inverso na metade de cada volta. Local: braço, antebraço, coxas e pernas.
- Recorrente: A faixa é primeiramente segura com duas voltas circulares ao redor da extremidade proximal da parte do corpo em questão; faz-se uma meia-volta perpendicular para cima a partir da ponta da faixa; o corpo da afixa é trazido sobre a extremidade distal da parte do corpo a ser coberta e cada volta é dobrada sobre si mesma. Finalidade: Cobre partes irregulares do corpo, tais como, a cabeça ou um membro amputado.
- Cruzada, em OITO ou espica, ou Oblíqua: consiste em se fazer voltas obliquas passando uma sobre as outras que ascendem e descendem alternadamente, sendo que cada uma segue a precedente e assim parece uma figura em oito.Local: joelho, cotovelo, tornozelo e punho.
- Capacete- fazer voltas recorrentes, iniciando e terminando em circular. Local: cabeça, dedos, artelhos cotos após amputação.
- Circular: a atadura é enrolada em volta da parte afetada, sobrepondo-se uma volta completa À volta anterior.Locais: dedos, pescoço, tórax, abdômen, punho, tornozelo.
Existem diversas técnicas para aplicação de atadura, espiral, espiral reversa, circular, em oito, porém oblíqua não existe.
Recorrente - Cobre partes irregulares do corpo, tais como, a cabeça ou um membro amputado.
Espiral - é usada em partes cilíndricas do corpo: braço, antebraço, dedos e pernas. A atadura ascende uma região do corpo, a cada volta, superpondo-se a anterior pela metade ou 2/3 da largura da atadura;
Reversa ou espiral invertida - é utilizada para cobrir as partes do corpo em forma de cone: antebraço, coxa, perna e panturrilha. Em cada volta, se inverte a atadura, de tal forma que sua face interna fique sendo externa e na seguinte, volte a ser interna;
Nessa questão poderíamos ficar em dúvida entre a espiral e a espiral recorrente, porém essa última é utilizada para regiões em forma de cone, a parte superior do braço é cilíndrica por isso deve ser utilizada e técnica em espiral.
Alternativa A
Bibliografia
Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 20113.