Vamos conceituar cada um:
Privação de sono é a condição onde não se dorme o suficiente para o organismo se recuperar, o que pode ser crônica ou aguda. Um estado de sono restrito crônica pode causar fadiga, diminuição dos reflexos, sonolência, envelhecimento precoce, queda da imunidade, dificuldade de concentração, problemas de memória e ganho de peso
Narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Os ataques de sono podem ocorrer a qualquer momento e em situações inusitadas: em pé dentro de um ônibus, durante a consulta médica, dirigindo o automóvel, ou operando máquinas, por exemplo.
Parassonia são distúrbios do sono caracterizados por movimentos anormais durante osono, causando interrupções no padrão saudável de repouso e como consequência gerando sonolência, cansaço e menor desempenho cognitivo e físico durante o dia.
Insônia é um dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo.