SóProvas


ID
1225261
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que tem grande importância para a saúde pública, em virtude da sua magnitude. É proveniente da infecção causada pela Mycobacterium leprae que apresenta alta infectividade, porém baixa patogenicidade. Esta última característica denota que a M. leprae apresenta:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    O Mycobacterium leprae tem alta infectividade e baixa patogenicidade – isto é, infecta muitas pessoas, no entanto, poucas adoecem.

  • Infectividade - é a capacidade dos microorganismos de penetrarem, se desenvolverem e/ou se multiplicarem em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. Patogenicidade - é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença). Logo uma doença com alta infectividade e baixa patogenicidade é que é fácil de se infectar, ou seja, tem um alto poder invasivo, porém difícil de apresentar sinais e sintomas.

    Resposta B

    Bibliografia Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de Bolso. 8ª edição. Ministério da Saúde: Brasília/DF, 2010.
  • Infectividade - é a capacidade dos microorganismos de penetrarem, se desenvolverem e/ou se multiplicarem em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. 

    Patogenicidade - é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença). Logo uma doença com alta infectividade e baixa patogenicidade é que é fácil de se infectar, ou seja, tem um alto poder invasivo, porém difícil de apresentar sinais e sintomas. 

    Resposta B 

    Rumo á aprovação!

    Bibliografia Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de Bolso. 8ª edição. Ministério da Saúde: Brasília/DF, 2010.