-
a) O ensaio Brinell utiliza a carga sobre a área da calota impressa pelo penetrador;
b) Correto
c) No ensaio Rockwell os materiais mais duros devem ser ensaiados com o penetrador da escala A ou C, que são cones de diamante;
d) É relevante sim, tanto que há uma dependência do tamanho da impressão com o tamanho da esfera dado por sen (ø/2) = d1/D1 = d2/D2 = .... E para a carga Q1/D1^2 = Q2/D2^2
e) Errado, é possível ler sim diretamente no aparelho. Esse é o ensaio que é recomendado para aplicação em linhas de produção por ser o ensaio mais rápido.
-
a) No ensaio Brinell, o índice de dureza é calculado a partir da profundidade de penetração de uma bilha padrão. A DUREZA É MEDIDA COM BASE NA ÁREA DA MARCA E NÃO COM SUA PROFUNDIDADE).
b) O penetrador empregado no ensaio Vickers é um diamante em forma de pirâmide de base quadrada.
c) No ensaio Rockwell, os materiais mais duros devem ser ensaiados na escala B.
d) No ensaio Brinell, o diâmetro do penetrador não é relevante no cálculo da dureza ( É UTILIZADO EXATAMENTE ISSO O DIÃMETRO PARA MEDIR A DUREZA).
e) No ensaio Rockwell, não é possível ler diretamente no equipamento o valor da dureza. ( A DUREZA DO MATERIAL NO ENSAIO ROCKWELL É MEDIDO DIRETAMENTE NO APARELHO).
-
Justificativas:
A) Incorreta. A dureza no ensaio brinell é calculada em função do diâmetro da marca deixada na peça pelo penetrador
B) Correta No ensaio vickers usa-se um diamante com base quadrada e com ângulo de 136°
C) Incorreta. Para o rockwell, os materiais mais duros devem ser ensaiados com penetradores de diamante, sendo estes usados nas escalas A, C e D.
D) Incorreta. Neste ensaio, a quantificação da dureza é função tanto da carga quanto do diâmetro da marca;
E) Incorreta. O ensaio rockwell é um dos mais versáteis e fáceis justamente por poderem ter os valores dos resultados lidos diretamente nos equipamentos de teste. Isso permite sua completa automatização.