SóProvas


ID
122734
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a equipamentos de interconexão de redes de computadores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • É possível pensar em respostas somente nas alternativas "c" e "d", as outras são absurdas, e a "b" é hilária ("encaminhar switches...")
    Não querendo ser tautológico mas já sendo, a letra "c" está errada justamente pelo "não", ou seja, no endereço IP existe a parte da rede e do host. O roteamento é feito somente pela parte da rede, e não do host.
  • Roteadores

    É um dispositivo de rede que define um domínio de difusão em cada camada de suas interfaces.

    Na hora ou de se escolher um roteador ou desenhar um esquema de rede com roteadores, devem-se levar em consideração algumas características básicas encontradas nestes elementos ativos. Uma delas é a tolerância a falhas e balanceamento de carga.


  • Gabarito: Letra D

    - Verificando os conceitos:


    1) Repetidores – Como o nome diz, apenas repetem o sinal que recebem, servindo para leva-los a locais que o sinal não chegaria sem a utilização deste tipo de equipamento. Operam na camada 1 do modelo OSI.

    2) Hubs – antes dos roteadores domésticos, eram utilizados hubs. O hub é um repetidor local, sem amplificação do sinal (camada 1 do OSI). Cabia às camadas superiores filtrar os dados recebidos para identificar a qual máquina conectada ao hub a informação pertencia. Típica utilização em redes do tipo “estrela”.

    3) Pontes – as bridges operam na camada 2 do modelo OSI. Basicamente, elas poderiam conectar duas ou mais LANs, e serem configuradas para deixar ou não o sinal passar ao “outro lado da ponte”, analisando o endereço de destino do quadro (frame).

    4) Switches – também operante no nível 2 do modelo OSI. Entretanto, enquanto as pontes separam duas redes, o switch pode ser utilizado para redes estrela, direcionando ativamente o quadro para o endereço de destino(o que requer um buffer para evitar perda de informação). Diferentemente do HUB, não ocorrem colisões, uma vez que não ocorre disputa por meio de transmissão.

    5) Roteador – opera no nível 3 do modelo OSI. É capaz de analisar o cabeçalho do pacote, e, segundo seus algoritmos, escolhe a rota mais adequada para encaminhá-lo.


    ____________________________________________________________________________________________________________

    Tendo bem estabelecidos os conceitos desses equipamentos, vamos às alternativas:

    - As letras a) e b) são absurdas, misturando conceitos de forma desorganizada;

    - A letra c) é incorreta, pois para o roteador todo endereço é uma rede;

    - A letra e) peca ao chamar um switch de computador.

    - A letra d) é a correta. O switch ethernet nada mais é do que um switch utilizado em redes Ethernet, assim como o roteador IP é um roteador que opera em redes que utilizam IP. Essas nomenclaturas não possuem nada em especial.

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS


    FORÇA E HONRA.