SóProvas


ID
1228213
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos vírus e worms, é correto afirmar que ele são tipos de malwares que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    1) VÍRUS: são programas maliciosos, criados para se replicar e danificar o sistema, precisa de hospedeiro e precisa ser executado para espalhar cópias de si mesmo, pois vírus não se multiplica automaticamente.

    A principal característica de um vírus é sua capacidade de se copiar sozinho e de se anexar a arquivos. Faz a inclusão de si mesmo em outros programas ou arquivos.

    Todo vírus possui 3 programas, infecção, carga e ocultamento.

    Obs.: Replica é vírus. Propaga é worm.

     

    2) WORMS (vermes): Capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não necessita ser executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar.

    Não precisa de hospedeiros pois possuem corpo próprio, eles são autorreplicáveis.

    Obs.: Propaga é worm. Replica é vírus.

  • GAB: D

     

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro.

     

     

    FONTE: Cert Br.

     

     

  • Gabarito D

    Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.

    A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mail's. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CD's, DVD's ou qualquer outro tipo dispositivo de armazenamento de dados. Uma outra maneira de ter um dispositivo contaminado, seria por meio de um Sistema Operacional desatualizado, sem as devidas correções de segurança que visam barrar o acesso indevido destes softwares maliciosos que tentam entrar nas máquinas via Internet.

    Existem vários tipos de vírus, alguns assim que alojados na máquina, agem instantaneamente. Outros procuram por informações específicas e ainda há outros que permanecem ocultos em determinadas horas ou até mesmo por dias. Estes, geralmente, entram em execução em horas ou datas específicas.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ø Worm: Tem capacidade de autoduplicação. Enviando cópias de si mesmo de computador para computador