SóProvas


ID
1229938
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 34 anos de idade, sexo masculino, apresenta hipertensão arterial controlada e tem indicação para a extração do dente 48, que está incluso. O uso de corticosteroides na prevenção da hiperalgesia e controle do edema inflamatório

I.  requer cuidados, uma vez que a prescrição de dose única de corticosteroide pode retardar o processo de cicatrização e reparação óssea.
II.  aumenta o risco de hemorragia pós-operatória, devido à ação antiagregante plaquetária do corticosteroide.
III. tem a analgesia preemptiva como regime mais adequado, uma vez que corticosteroide deve ser administrado antes da lesão tecidual e da sensação dolorosa.
IV. requer o agendamento do procedimento cirúrgico preferencialmente para o início do período da manhã, para que a interferência do corticosteroide no ritmo circadiano de secreção endógena do cortisol seja menos pronunciada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • -O uso pré-operatório de corticosteroide é uma abordagem farmacológica empregada para a redução de edema, dor e trismo após a remoção de terceiros molares.

    -Deve-se programar, quando possível, para o início do período da manhã, visto que o cortisol endógeno é produzido pelas adrenais de forma constante, em que os maiores níveis plasmáticos são observados por volta das oito horas da manhã, e os menores no

    inicio do período da noite .

    -Uma única dose ou um curto período de corticoterapia provoca poucos efeitos adversos, não suprimindo a função hipofisária ou suprarrenal, além de não aumentar o risco de infecção.


  • A