SóProvas


ID
123019
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de 5 mil policiais garantiram a segurança das 2,5 mil lideranças que se reuniram em Davos, no Fórum Econômico Mundial, que aconteceu no final do mês de janeiro deste ano. A polícia suíça, entretanto, teve de conter em Genebra a manifestação de pessoas que protestavam contra

Alternativas
Comentários
  • As agitações e o quebra-quebra promovidos por movimentos de esquerda em Seattle (EUA, 1999),  Göteborg (Suécia, 2001), e mais recentemente em Gênova (2001), por ocasião da reunião dos Chefes de Estado do G-8, chamou a atenção da opinião mundial para um fenômeno que vinha despontando nos últimos três anos. Trata-se da contestação – por vezes violenta – contra a globalização e a atual ordem econômico-social etiquetada de neoliberal, levada a cabo por grupos aparentemente sem nexo entre si. Porém, bem observado o fenômeno, constata-se que essa luta tem servido de pretexto para a consolidação e entrelaçamento de tais grupos, que vão assim constituindo nova e perigosa rede internacional de esquerda, de cunho claramente anarquista.
    Assim, as manifestações de rua nas citadas cidades, bem como a realização doI Fórum Social Mundial (fevereiro de 2001) e o Fórum Mundial de Educação (setembro de 2001) preparam e delineiam os contornos de um novo bloco anarco-comunista mundial, ora em gestação.