-
De acordo com a NBR 14931: "É vedado efetuar no elemento tensor, o corte com maçarico, bem como o endireitamento através de máquinas endireitadoras ou qualquer outro processo, pois esses procedimentos alteram radicalmente as propriedades físicas do aço."
-
1 CORTE DA PONTA DOS CABOS 1. O corte da ponta dos cabos deve ser efetuado logo após a sua protensão, mas somente depois da aprovação da medida dos alongamentos pelo engenheiro de projeto. 2. As cordoalhas devem ser cortadas com equipamento de corte oxiacetilênico, disco abrasivo, corte a plasma ou tesoura hidráulica. No caso de corte com maçarico oxiacetilênico, evite que a chama azul atinja as cunhas diretamente. Atente para os tempos de corte indicados abaixo. O comprimento da cordoalha projetado além das cunhas após o corte deve ficar entre 13 e 20 mm.
-
Maçarico em cordoalha de prontensão? Nem pensar! Antes da protensão (no preparo dos cabos) - alteram as características físicas do aço. Após o encunhamento (sobra da cordoalha protendida) - o aumento da temperatura resultante do contato da chama com a cordoalha geraria a dilatação térmica do material e o consequente "afrouchamento" do sistema com possível soltura da cunha.
-
"É vedado efetuar no elemento tensor, o corte com maçarico, bem como o endireitamento através de máquinas endireitadoras ou qualquer outro processo, pois esses procedimentos alteram radicalmente as propriedades físicas do aço."
NBR 14931
Vá e vença que por vencido nãos os conheça.
-
Deixa o maçarico para colocação da manta asfática.
kkk
-
Só para alertar que o uso de maçarico é permitido no corte final das pontas em protensão não aderente (comum em lajes).
"Quanto ao corte final das pontas após a protensão, a norma se omite e deixou para as empresas a escolha da forma de corte conforme as técnicas mais modernas e o treinamento do pessoal.
[...]
Quando fomos aos Estados Unidos para conhecer e trazer a atual técnica da protensão não aderente ao Brasil, visitamos diversas firmas de protensão e algumas dezenas de obras que usavam essa protensão com os pequenos nichos, e todas cortavam as pontas finais das cordoalhas com maçarico. Os especialistas americanos me disseram haver uma técnica simples e de treinamento rápido para o corte com maçarico, evitando que o aquecimento afete as características e a segurança das cordoalhas, das ancoragens e das cunhas. Esse corte é feito assim há mais de 40 anos. Outros engenheiros que também visitaram os Estados Unidos, onde a utilização da protensão em edifícios ocorre em mais de 80% dos edifícios de concreto, fizeram a mesma constatação. O resultado disso é que também no Brasil o corte das pontas finais dos cabos com maçarico é a solução mais corrente e não há notícias de qualquer problema em cabos cortados desta forma, sendo perfeitamente seguro. Algumas alternativas operacionais são aplicadas em algumas obras para o uso de corte das pontas com disco, porém, com importante perda da praticidade do sistema." (Eng.º Eugenio Luiz Cauduro)
Sugiro a leitura deste pequeno artigo sobre o uso do maçarico em protensão
http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/121/artigo286399-1.aspx
-
O maçarico tira o encruamento da trefilação.