SóProvas


ID
1230703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a conceitos, especificações, técnicas e serviços de engenharia, julgue os itens seguintes.

De acordo com os graus de deslocamentos, as estruturas isostáticas são consideradas estáveis, e as estruturas hipoestáticas são tidas como instáveis. A formulação do sistema de equações de uma estrutura hiperestática não possui solução, porque o número de equações é menor do que o número de incógnitas, sendo esse tipo de estrutura instável também.

Alternativas
Comentários
  • Estruturas hiperestáticas são aquelas em que o número de reações é superior ao de equações da estática, sendo portanto, essas equações, somente, insuficientes para a determinação das reações.

    Estruturas isostáticas são aquelas em que o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. É, portanto, uma estrutura estável.

    Estruturas hipostáticas são aquelas em que o número de reações é inferior ao de equações da estática. É uma estrutura instável, por não ter ligações interiores ou exteriores suficientes. Qualquer estrutura em que sejam possíveis movimentos de corpo rígido (sem deformação dos elementos) é uma estrutura hipoestática.


  • estruturas hiperestáticas não são instáveis. São estáveis e capazes de redistribuir esforços em caso de falha localizada.

  • Somando aos comentários dos colegas....

    Vale salientar que, apesar da estrutura apresentar-se, pelo número de reações como hiperestática, o comportamento da mesma poderá ser hipostático. Vai depender das restrições que são postas à movimentação do elemento analisado em questão.

  • Para ser resolver as estruturas hiperestáticas, utilizam-se o método dos esforços ou deslocamento.