-
Qual seria o instrumento adequado?
-
Laudo pericial.
-
o laudo pericial fará as constatações dos motivos
já o laudo de avaliação, como exceção, vai constatar fatos relevantes ao imóvel que iram desvalorizá-lo ou agregar valor nele que possui uma finalidade de leilão, venda, locação, penhora, hipoteca etc...
-
3.29 laudo de avaliação: Relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com esta parte
da NBR 14653, para avaliar o bem
-
Conceito de laudo de avaliação:
3.29 laudo de avaliação: Relatório técnico elaborado por engenheiro de avaliações em conformidade com esta parte da NBR 14653, para avaliar o bem.
NBR 14653-1
-
ERRADO
Laudo pericial
d) indicação e perfeita caracterização de eventuais danos e/ou eventos encontrados, com planta de articulação das fotos perfeitamente numeradas;
f) juntada de orçamento detalhado e comprovante de ensaios laboratoriais, quando se fizerem necessários.
-
Esta questão é bastante controversa, pra não dizer sacana... Na minha opinião caberia recurso e/ou anulação.
O que é um laudo de avaliação, meu povo? Nada mais é do que um laudo pericial, visto que avaliação é uma espécie de perícia (arbitramentos, avaliações, exames, vistorias e outros).
A primeira parte da assertiva (que não está sujeita a análise de correção, por parte dos candidatos) faz menção à nomeação de "um engenheiro para realizar a vistoria no local e esclarecer as causas e as responsabilidades dos problemas apresentados", ou seja, para realizar uma perícia (esclarecer as causas e responsabilidades das patologias).
A assertiva sob júdice, na sequência, faz menção à FINALIDADE do laudo/documento, ou seja, qual é o documento adequado para a ESTIMATIVA DE CUSTOS para reparação dos problemas. Percebam que a finalidade declarada na assertiva é a ESTIMATIVA DE CUSTOS PARA REPARAÇÃO.
Na minha opinião o gabarito desta questão está equivocado, visto que a estimativa dos custos para reparação das patologias pode, sim, ser formalizado por meio de laudo de avaliação (avaliação pelo método da quantificação de custos, por exemplo, matéria específica da NBR 14.653 - Avaliação de bens). Além disso, repito, laudo de avaliação é um laudo pericial.
Nada impede que o perito, após diagnosticados os problemas e apontados os responsáveis, em laudo pericial propriamente dito, elabore laudo de avaliação dos custos necessários para reparação dos problemas. Ao laudo pericial (propriamente dito) caberia a apuração da responsabilidade pelas patologias; enquanto ao laudo de avaliação caberia, tão somente, a estimativa dos custos para sua reparação.