SóProvas


ID
1231150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da instrumentalidade no serviço social, articulada ao projeto ético-político da categoria, julgue o item .

O gerenciamento, o planejamento e a execução direta de bens e serviços pelo assistente social devem levar ao fortalecimento da gestão democrática e participativa, viabilizando propostas em favor dos cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • Marcaria como certa, o profissional não pode ser neutro,  e suas ações devem estar voltadas a defender a classe trabalhadora

  • "As competências específicas dos/as assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis: (...) 4. uma dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços a indivíduos, famílias, grupos e coletividade, na perspectiva de fortalecimento da gestão democrática e participativa, capaz de produzir, intersetorial e interdisciplinarmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos/as cidadãos/ãs" (Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, p.20-21).

  • O exercício profissional do Assistente Social, consoante com o expresso em seu projeto ético-político, em sua Lei de Regulamentação da Profissão e em seu Código de Ética, deve estar comprometido com a classe trabalhadora e os movimentos sociais, possibilitando a sua participação na gestão e no planejamento das políticas sociais e o seu acesso aos serviços e benefícios. Assim sendo, o assistente social deve ter sua atuação direcionada para a efetivação e expansão dos direitos sociais, das políticas públicas, contribuindo para a participação social nos processos de decisão e para a gestão democrática. Deve estar, então, comprometido com o projeto profissional que busca a transformação dessa sociedade, a eliminação de todas as formas de opressão, o fim da exploração de uma classe sobre outra, a justiça social e a socialização da riqueza produzida.


    RESPOSTA: CERTO
  • GABARITO 

    O gerenciamento, o planejamento e a execução direta de bens e serviços pelo assistente social devem levar ao fortalecimento da gestão democrática e participativa, viabilizando propostas em favor dos cidadãos.

     

    Certo

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    O exercício profissional do Assistente Social, consoante com o expresso em seu projeto ético-político, em sua Lei de Regulamentação da Profissão e em seu Código de Ética, deve estar comprometido com a classe trabalhadora e os movimentos sociais, possibilitando a sua participação na gestão e no planejamento das políticas sociais e o seu acesso aos serviços e benefícios. Assim sendo, o assistente social deve ter sua atuação direcionada para a efetivação e expansão dos direitos sociais, das políticas públicas, contribuindo para a participação social nos processos de decisão e para a gestão democrática. Deve estar, então, comprometido com o projeto profissional que busca a transformação dessa sociedade, a eliminação de todas as formas de opressão, o fim da exploração de uma classe sobre outra, a justiça social e a socialização da riqueza produzida.

    RESPOSTA: CERTO