SóProvas


ID
1231189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne às políticas sociais integrantes da seguridade social, julgue o item que se segue.

Na previdência social pública, os assistentes sociais devem orientar suas ações profissionais priorizando as diretrizes previstas nos documentos institucionais.

Alternativas
Comentários
  • Nessa perspectiva, a intervenção profissional na política de Assistência Social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à “gestão da pobreza” sob a ótica da individualização das situações sociais e de abordar a questão social a partir de um viés moralizante. Isso significa que a complexificação e diferenciação das necessidades sociais, conforme apontada no SUAS e na PNAS, e que atribui à Assistência Social as funções de proteção básica e especial, com foco de atuação na “matricialidade sócio-famíliar”, não deve restringir a intervenção profissional, sobretudo a do/a assistente social, às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais. Isso porque todas as situações sociais vividas pelos sujeitos que demandam a política de Assistência Social têm a mesma estrutural e histórica raiz na desigualdade de classe e suas determinações, que se expressam pela ausência e precariedade de um conjunto de direitos como emprego, saúde, educação, moradia, transporte, distribuição de renda, entre outras formas de expressão da questão social. 

    Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social 2007

  • O projeto profissional dos assistentes sociais é comprometido com os interesses da classe trabalhadora e seu fortalecimento. Na previdência social pública, as ações destes profissionais devem se direcionar à garantia e à efetivação dos direitos sociais. Nesse sentido, o assistente social não é um simples executor de exigências institucionais e burocráticas, a sua ação deve se voltar à perspetiva do direito, com vistas a socializar as informações sobre os direitos trabalhistas e assegurar o acesso aos serviços e benefícios previdenciários.


    RESPOSTA: ERRADO


  • "ações profissionais priorizando as diretrizes previstas nos documentos institucionais." (errado)

    independente da área de atuação, o\a assistente social deverá, sempre, satisfazer as necessidades tanto da empresa quanto dos usuários, tendo em vista que neste sentido nem sempre, os documentos institucionais satisfarão a necessidade do usuário...  
  • o erro está em priorizando !!!

  • Não somente...