SóProvas


ID
1231873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um biólogo construiu um fosso de água ao redor dos tanques de criação de minhocas em composto de lixo ao perceber que as minhocas estavam morrendo devido ao ataque de formigas, que vinham do ambiente externo e invadiam os tanques. O intuito do biólogo era formar um obstáculo entre os tanques e o meio externo para cessar o ataque das formigas. No entanto, os ataques continuaram, pois as formigas, apesar de serem mais densas que a água, conseguiam andar sobre a água e chegar até os tanques.

Considerando essa situação hipotética e sabendo que, durante o processo de compostagem, as proteínas presentes na matéria orgânica do lixo são hidrolisadas por enzimas proteolíticas produzidas por microrganismos, gerando polipeptídios, aminoácidos e outros derivados nitrogenados, e o nitrogênio orgânico é convertido à forma amoniacal, julgue os próximos itens.

As formigas não afundam na água porque são dotadas de patas constituídas por substâncias hidrofóbicas que repelem a água, o que as fazem flutuar.

Alternativas
Comentários
  • O que faz as formigas não afundarem são as ligações fracas (ligações de hidrogênio) realizadas pelas moléculas de água que após somadas geram uma certa coesão entre as moléculas, principalmente na camada superficial, de tal forma a permitir que pequenos insetos caminhem em sua superfície.

     

    Não concordo com o gabarito.

  • Não concordo. Elas andam por cima da água por causa da tensão superficial da água.

  • A hidrofobia se refere ao fato de na pata da formiga não existirem estruturas (com ligações de hidrogênios) que viessem a, quem sabe, solvatar na superfície da água. 

  • Concordo com a Alice Wilmer. O fato da pata ter características hidrofóbicas não faz com que a formiga ande sobre a água, apenas expões a incopatibiliade com a água.

  • N concordo c o gab e sim c Alice é a tensão superficial