Segundo Souza, existem duas ordens na CDU: a horizontal ou interna ou citação padrão para compor as citações na hora da classificação; e a ordem vertical ou de intercalação ou de arquivamento, utilizada no arquivamento das fichas no catálogo sistemático da biblioteca. A ordem vertical baseia-se na progressão do geral para o particular; a ordem horizontal é o contrário: do particular para o geral. É o princípio da inversão.
O cerne da questão não é sobre a ordem de citação ou de arquivamento, mas sim na utilização das tabelas auxiliares. Segundo o mesmo autor, as auxiliares independentes (língua, forma, raça e tempo) podem ser utilizadas em qualquer lugar da classificação, Princípio da inversão. Por exemplo: 316 (81)(091), (091)316(81) e (81)316(91) estão corretos.
Só não podemos nos esquecer que as auxiliares dependentes (propriedade, materiais, relações, processos e operações, pessoas, asterisco e extensões alfabéticas) são sempre utilizadas no final da classificação. Serão sempre sufixos, ou seja, sempre utilizadas aos números principais.
Para finalizar, a ordem de arquivamento é a seguinte:
+ Coordenação
/ Ext. Consecutiva
Número simples
: Relação
:: Ordenação
[...] Subagrupamento
= Língua
(0...) Forma
(1/9) Lugar
(=...) Raça
"..." Tempo
* Asterisco
A/Z Subdivisão Alfabética
00. Ponto de Vista
-02 Auxiliar de Propriedade
-03 Auxiliar de Materiais
-04 Auxiliar de Relações
-05 Auxiliar de Pessoas
-1/-9 Analítica de traço
.1/.9 Analítica de Ponto
' Apóstrofo.