SóProvas


ID
1232092
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre classificação.

I. Classificações bibliográficas como a CDD e a CDU são calcadas na classificação das ciências de Francis Bacon, que dividia o conhecimento em três grupos: retórica, ética e pensamento.

II. As classificações bibliográficas são centradas em dar aos livros um lugar determinado nas estantes, buscando uma ordenação e arranjo úteis para o arquivamento e o acesso a documentos, ou seja, o caráter de funcionalidade é o definidor desse tipo de classificação.

III. Apenas uma característica de divisão deve ser usada de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação relativa.

IV. Tendo por ponto de partida as categorias de Aristóteles, o diferencial da classificação proposta por Ranganathan é a utilização de uma estrutura dinâmica e multidimensional, com a introdução do termo faceta, que ficou sendo o substituto de característica.

V. Faceta é definida como a totalidade das subdivisões resultantes da aplicação de uma única característica. A utilização do termo não implica apenas uma mudança terminológica, mas uma mudança na concepção do processo classificatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. " A primeira arrumação da LC obedeceu ao tamanho do livro (formato), assim permanecendo em sua fundação, desde 1800, até o incêndio de 1814. Foi adquirida, então, a coleção de livros de Thomas Jefferson, que passou a formar a nova biblioteca.
    Os livros de Thomas Jefferson estavam classificados de acordo com uma adaptação do sistema filosófico de Francis Bacon (que dividia o conhecimento em três áreas – memória, razão e imaginação e, a partir destas, história, poesia e filosofia) o qual, com algumas modificações, foi mantido pela LC até 1899." (http://www.caioalberto.com.br/2012/04/voce-sabe-qual-diferenca-entre-cdd-cdu.html)

    III. "Entre os princípios introduzidos por Ranganathan, o mais conhecido é o princípio de análise de faceta (subdivisões de assuntos em suas partes componentes) e a síntese (recombinação destas partes para classificar um documento adequadamente). Embora o sistema de Classificação de Dois Pontos não tenha sido aceito mundialmente, o referencial 

    teórico sobre a análise e síntese de facetas proposta por Ranganathan transformou-se em uma base teórica importante para a área de análise de assunto no século XX  (Ranganathan, 1985: 86). Uma das grandes contribuições de Ranganathan foi sua ordem de citação em que divide todo e qualquer assunto em cinco categorias: Personalidade/Entidade (Personality/Entity), Matéria (Matter), Energia (Energy), Espaço (Space), Tempo (Time), mnemonicamente conhecidas como PMEST" (http://eprints.rclis.org/17097/1/n11a03.pdf)

  • Bancon propôs a classificação das ciências em três grupos: Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (História) e Ciência da Razão (Filosofia).

  • Afirmativas erradas:

    I - Classificações bibliográficas como a CDD e a CDU são calcadas na classificação das ciências de Francis Bacon, que dividia o conhecimento em três grupos: retórica, ética e pensamento. 

    (Bancon - Classificação das ciências:  Ciência da Imaginação (poesia), Ciência da Memória (História) e Ciência da Razão)

     

    III - Apenas uma característica de divisão deve ser usada de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação relativa 

    (O uso simultaneo de duas caracteristicas é chamado classificação CRUZADA)