-
GABARITO: "E"
Solução:
O trabalho da auditoria interna tem menor independência que o de auditoria externa. Portanto, alternativa A está incorreta.
Os auditores internos examinam e contribuem para a eficácia do sistema de controle interno através de suas avaliações e recomendações, mas não possuem responsabilidade primária pelo planejamento, implantação e manutenção do processo. A alternativa B também está incorreta.
O trabalho da auditoria interna deve estar subordinado à alta administração da empresa, para assegurar a sua independência das demais áreas da empresa. A alternativa C também está incorreta.
A auditoria interna não emite parecer sobre as demonstrações contábeis. Este é o papel da auditoria externa. A alternativa D está incorreta.
Por fim, verifica-se que a auditoria interna efetua a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos da organização, para auxiliá-la a
atingir seus objetivos. A alternativa E é a correta.
FONTE: Ponto dos Concursos - Prof. Marcelo Aragão
-
a) tem menos independência que a auditoria externa.
b) quem é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos é a controladoria interna.
c) a auditoria interna é de responsabilidade de toda a entidade.
d) deve emitir relatório, que poderá será publicado com as demonstrações contábeis.
e) CORRETA.
-
A está incorreta, pelo fato de que, quando a banca comparar a independência da Auditoria Independente com da Auditoria Interna, diremos que a primeira é mais independente.
B está incorreta, pois já vimos que o responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos é a administração da entidade.
C está incorreta, pois a Auditoria Interna não pode estar subordinada a qualquer área da empresa, e sim à Alta Administração, a fim de manter sua autonomia.
D está incorreta, pois quem emite parecer sobre as demonstrações contábeis é a Auditoria Independente. Ainda hoje, caso a banca faça esse tipo de informação, eu sugiro que concordem com ela, mesmo que nas
novas normas não se fale mais em parecer, e sim em Relatório. É que nem sempre a banca dá o braço a torcer.
A alternativa E está correta, por afirmar que a Auditoria interna deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
Prof. Claudenir Brito
-
GABARITO: E
COMENTÁRIOS: independentemente de sua posição funcional ( em regra é funcionário da entidade), o auditor interno deve agir de acordo com a chamada "autonomia profissional". As normas Internacionais de Auditoria Interna (IIA) também incluem a Independência como atributo do auditor interno. No entanto, em comparação com o auditor externo (independente), o grau de independência do auditor interno é MENOR (letra A errada).
A auditoria interna avalia a integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos controles internos, e até pode recomendar soluções para seu aperfeiçoamento. No entanto, quem implanta e tem a responsabilidade primária pelos controles internos, que permite a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, é a ADMINISTRAÇÃO da entidade (letra b errada).
O auditor interno - em regra - é diretamente subordinado à Administração da Entidade ( ou órgãos de nível mais alto tais como Presidência, Conselho de Administração, etc.) (letra c errada).
Quem emite parecer (atualmente chamado de relatório) juntamente com as demonstrações contábeis é o auditor independente. O auditor interno também emite relatório, porém ele tem outro foco que não são os usuários das demonstrações contábeis. (letra d errada). A letra E está corretíssima.
-
RESOLUÇÃO: Vamos item por item.
A alternativa A está incorreta, pois é auditoria externa possui maior independência que a auditoria interna.
A letra B está incorreta, pois a responsável pela implantação e cumprimento dos controles internos é a própria administração.
A letra C está incorreta, pois a auditoria interna não pode estar subordinada a qualquer setor da empresa, apenas à alta administração, a fim de manter sua autonomia.
A letra D está incorreta, pois quem emite parecer sobre as demonstrações contábeis é a auditoria externa.
A letra E está correta e é o gabarito, sendo uma das finalidades da auditoria interna.
-
Gabarito: E
A) Independentemente de sua posição funcional (em regra é funcionário da entidade), o auditor interno deve agir de acordo com a chamada “autonomia profissional”. As normas Internacionais de Auditoria Interna (IIA) também incluem a Independência como atributo do Auditor Interno. No entanto, em comparação com o auditor externo (independente), o grau de independência do auditor interno é MENOR.
B) A auditoria interna avalia a integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos controles internos, e até pode recomendar soluções para seu aperfeiçoamento. No entanto, quem implanta e tem a responsabilidade primária pelos controles internos, que permitem a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, é a ADMINISTRAÇÃO da entidade.
C) O auditor interno – em regra – é diretamente subordinado à Administração da Entidade (ou órgãos de nível mais alto tais como Presidência, Conselho de Administração, etc.).
D) Quem emite parecer (atualmente chamado relatório) juntamente com as demonstrações contábeis é o auditor independente. O auditor interno também emite relatório, porém ele tem outro foco que não os usuários das demonstrações contábeis.