(A) o valor recuperável deve ser sempre avaliado em relação ao ativo individual.
Errado. O valor recuperável de ativo pode ser calculado (conforme o caso) separadamente ou no âmbito de uma unidade geradora de caixa.
(B) os valores relativos a entradas de caixa decorrentes da reestruturação ou ganho de produtividade devem ser considerados, quando for utilizado o método de fluxo de caixa descontado.
Errado. Esses valores devem ser desconsiderados – a projeção é do fluxo de caixa gerado pelo ativo nas condições atuais, nos termos do item 31 do pronunciamento CPC 01, a seguir:
31 Ao mensurar o valor em uso, a entidade deve:
...
(b) basear as projeções de fluxo de caixa nas previsões ou nos orçamentos financeiros mais recentes que foram aprovados pela administração, que, porém, devem excluir qualquer estimativa de fluxo de caixa que se espera surgir das reestruturações futuras ou da melhoria ou aprimoramento do desempenho do ativo; as projeções baseadas nessas previsões ou nos
orçamentos devem abranger, como regra geral, um período máximo de cinco anos, a menos que se justifique, fundamentadamente, um período mais longo;
(C) as entradas de caixa decorrentes de atividades de financiamento devem ser incluídas
ao elaborar o fluxo de caixa futuro.
Errado, as entradas de caixa não devem incluir esses valores, porque eles não são decorrentes do uso do ativo, mas sim da estrutura de financiamento da empresa, nos termos do item 48 do Pronunciamento CPC 01:
48 As estimativas de fluxos de caixa futuros não devem incluir:
(a) entradas ou saídas de caixa provenientes de
atividades de financiamento; ou
(b) recebimentos ou pagamentos de tributos sobre a
renda.
(D) o valor do ágio na aquisição de investimentos só deve ser registrado quando se puder obter o valor efetivo a ser contabilizado. Não devem ser registrados os valores provisórios.
Errado, sendo o ágio a diferença entre o valor pago e o valor justo da participação adquirida,
não há falar em valor provisório.
(E) as unidades geradoras de caixa devem ser identificadas de maneira consistente, de um período para o outro, considerando os mesmos ativos ou os mesmos tipos de ativos.
Certo, conforme item 69 do pronunciamento CPC 01: