SóProvas


ID
1232794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item , acerca de moral e ética no serviço público.

A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal, 

    a questão foi elaborada baseada no seguinte autor:

    Bório (1997, p.46) afirma que:

    “A moral não se reduz ao aspectosocial. À medida em que o indivíduo desenvolve a reflexão crítica, os valoresherdados passam a ser colocados em questão. Ele reflete sobre as normas edecide aceitá-las ou negá-las. A decisão de acatar uma norma é fruto de umareflexão pessoal e consciente, que se chama interiorização. Essa interiorizaçãoda norma é que qualifica o ato com a moral. Faltando a interiorização, o atonão é considerado moral, é apenas um comportamento determinado pelos instintos,pelos hábitos ou pelos costumes.”

    Bons estudos.
  • Esse Cespe quer é mídia... Marquei certa pq me lembrei de uma pessoa aqui no qconcurso que disse mais ou menos assim: Quando o cespe coloca uma questão desse tipo marque como certa pq o examinador pensa da seguinte forma: Se nem eu entendo o que diz isso aqui a pessoa que irá responder como certa merece realmente acertar! 

  • Comentário:


    Bório(1997,p.46)afirma que“ Amoral não se reduz ao aspecto social.


    À medida em que o indivíduo desenvolve a reflexão crítica, os valores herdados passam a ser colocados em questão.


    Ele reflete sobre as normas e decide aceitá-las ou negá-las.


    A decisão de acatar uma norma é fruto de uma reflexão pessoal e consciente, que se chama interiorização.


    Essa interiorização da norma é que qualifica o ato com a moral.


    Faltando  a interiorização, o ato não é considerado moral, é apenas um comportamento determinado pelos instintos, pelos hábitos ou pelos costumes.”


  • Eu consegui entender! Simples: com o passar do tempo, a moral traz para si um caráter pessoal, ademais a moral não é universal. Obs.: meu ponto de vista, ótimo comentário Gabriel.

  • Ao ler o enunciado, meu cérebro ficou travando igual aos dvd's riscados quando jogo PS2 (travando e voltava a ler novamente.. travava dnv.. kkk)

  • Pensei "reflexão crítica" pensei em ética...kkkkkk Coitado...

  • A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.Correta.

    Um exemplo Lá na época do coronelismo erá moral um pai casar a filha obrigada com alguém seja pelo dote ou por condições que marido poderia dar hoje isso não seria considerado moral ou seja mudou-se através do tempo.
  • a ética começa a ser constituida no laço familiar e cosequentimente, a moral  e o direito imposto pelo Estado na forma das leis às relações entre os individuos.teoria dos direto concentrico quanto maior a moral menor o direito

  • Questão "queime um e responda"

    Forma que analisei aquestão:

    A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas (até aqui lindo)

    (...)não exclui (não proíbe, mas não quer dizer que isso fará parte da morala existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras (visão pessoal, individual de cada um interpretar e entender as regras) e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados (cada um reflete criticamente sobre as regras e forma sua visão e decide aceitar ou não). Certo ou errado? Certo, nada impede o entendimento individual de cada um das regras morais.

     

    Foco e fé na aprovação! 11 dias para o INSS!

  • blá ...blá...blá... ENFIM GABARITO CORRETO

  • Pessoal, sei que a questão não é de português mas tomem cuidado. Não existe a expressão à medida EM que.

    formas corretas:

    À medida que (Proporcional)

    Na medida em que (Causa)

    Na medida que NÃO EXISTE.

    à medida EM que. NÃO EXISTE.

  • É o que mesmo???????? 

     

    Kkkkkkkkkkkkk #outradimensão!

  • Mermão do céu! Li e reli 3 vezes e não entendi letrinha por letrinha escrita nessa questão dos infernos!  

  • Deste modo facilita:

     

    A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas (CERTO),

    não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras (CERTO)

    e evidenciado principalmente a reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados, (CERTO)

    após o aprimoramento do pensamento abstrato. (Trecho louco)

     

    GABARITO: CORRETO

  • A idéia de PENSAMENTO ABSTRATO E  REFLXEÃO CRÍTICA me levou a marcar como errdada, visto que são situações pertinente a ética.

    Seila, tudo errado... ESTRANHA QUESTÃO

    #Medo 

  • Não é assim que o texto fica quando ousamos uma tradução mais formal? :)

     

    Meu palpite é que o texto foi mal traduzido por algum examinador monoglota do CESPE.

     

     

  • "num intindi o qui ele falô"

  • Li, reli, respirei fundo e li de novo.... Pensei: Devo está com a mente cansada já.  Descansei e li de novo.. kkkk Desisti, Não entendi foi nada..

  • "A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados."

     

    Ele quis dizer que a moral apesar de ser decidida em grupo sobre uma conduta que pode ou não ser admitida, também tem um caráter pessoal, porque mesmo que seja decidido em grupo, cada pessoa do grupo tem sua existência, sua forma individual de ser, e isso só deixa evidente que cada indivíduo traz consigo os valores herdados de experiências próprias. Em resumo, apesar de ser em grupo, são de grupos que pensam de forma semelhante porque ali dentro do grupo cada um tem sua bagagem que faz pensar e aceitar ou não as condutas decididas.

  • Nós adotamos uma conduta ou outra com base num sistema de valores enraizados em nossa consciência, notadamente envolvendo ideias pré-concebidas de certo e errado, que vão, ao longo da vida, guiar nossa conduta. Essa é a ideia de moral. 

  • De forma mais simples, a questão diz que determinado indivíduo pode contestar as regras morais pertinentes ao grupo em que vive. Após pensar, refletir , pode não concordar com aquilo. Muito comum na sociedade. Questão correta !

  • exato, as pessoas tem suas proprias virtudes, mesmo que a sociedade imponha um pensamento coletivo voce pode fugir

    ex- veganismo

     

    go vegan <3

  • Os valores morais são historicamente construídos pelas sociedades, como forma de organizar a convivência e garantir, tanto quanto possível, o bem-estar do indivíduo consigo mesmo e em suas relações com as outras pessoas.

    CERTA!

  • MORAL

    "[...] conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas [...]" Equivale a: adquiridas pela educação; obrigatório; sempre existiu; sistema de normas e valores; histórico e social;

    ÉTICA

    "[...] a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica [...]" Equivale a: exige maior grau de cultura; teórica e reflexiva; "juiz" da moral; explorar, esclarecer, investigar.

  • Deixar em branco e vam bora!!

  • MORAL:

    É prática;

    É conduta;

    É temporal;

    É cultura;

    É conduta de regra.

  • GAB: CERTO

     

    Julgue o próximo item , acerca de moral e ética no serviço público.

    A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.

     

    INTERPRETEI ASSIM.

     

     

    RESUMINDO A QUESTÃO: ALGUMAS REGRAS DE CONDUTA É ADMITIDA EM DETERMINADAS ÉPOCAS ,E ESSAS REGRAS DE CONDUTA PODEM TER VINDO A SE TORNAR REGRAS A PARTIR DE UM PENSAMENTO PESSOAL DE ALGUÉM (EX: UM LÍDER DE UMA TRIBO) ,QUE SE APRIMORARAM COM A REFLEXÃO DESSE ALGUÉM. 

  • Traduzindo a questão de modo simples:

    "A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, pode vir de uma só pessoa ou sofrer alteração por conta de um racicinio individual".

  • Eu marquei errado por conta da parte em que fala dos "valores herdados" alguém pode me ajudar ? pois para min os valores não eram herdados e sim passados....

  • Certo.

    A moral trata-se, em linhas gerais, do comportamento de um indivíduo ou da sociedade em determinada época. Esta moral, no entanto, não impede que os indivíduos que fazem parte da sociedade tenham uma opinião pessoal (com base em convicções próprias) sobre as regras e comportamentos estabelecidos.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • A MORAL ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA

  • Bruno Divino , valores herdados =valores passados de geração pra geração.É uma característica da moral

  • Tão bonito o textinho que marquei certo.

  • Gabarito CERTO.

    ÉTICA:

    É O ESTUDO DA MORAL;

    É INDIVIDUAL;

    PORQUE DE ACREDITARMOS QUE ALGO É CERTO OU ERRADO? ISSO É INDIVIDUAL.

    PODE MUDAR CASO AS CRENÇAS DO INDIVÍDUO MUDEM.  Obs.: A ética é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependendo de determinada situação.

    UMA PESSOA PODERÁ IR CONTRA SUA ÉTICA PARA SE AJUSTAR A UM DETERMINADO PRINCÍPIO MORAL, COM POR EXEMPLO, O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONDUTA DE SUA PROFISSÃO.

    CONDUTA INDIVIDUAL, MODO DE SER;

    UNIVERSAL, PERMANENTE E TEÓRICA.

    MORAL:

    SE REFERE A REGRAS DE CONDUTAS, QUE SÃO APLICADOS A DETERMINADOS GRUPOS, EM DETERMINADAS CULTURAS;

    PORQUE A SOCIEDADE NOS DIZ QUE ALGO É CERTO OU ERRADO?

    É SISTEMA SOCIAL;

    PODE VARIAR DE ACORDO COM CADA CULTURA OU GRUPO;

    É COSTUMEIRA, OU SEJA, CULTURAL;

    É CULTURAL, TEMPORAL E PRÁTICA.

  • Moral:

    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

    Tem caráter prático;

    É temporária, pois é cultural;

    São aspectos de condutas específicas (prescrição de conduta);

    Está relacionada com os hábitos e costumes de determinados grupos sociais.

  • Essa questão até deu uma onda.

  •  "...determinada época ou por um grupo de pessoas..." lê-se temporal e cultural, características da moral.

  • Não sei o fundamento disso, mas eu acertei porque entendi que a partir do momento que tenho pensamento crítico, posso começar a questionar todos os costumes que foram passados a mim..simples assim
  • Acerca de moral e ética no serviço público, é correto afirmar que:  A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.

  • GABARITO: CERTO

    Moral é expressão por todos conhecida, embora nem sempre observada. Adela Cortina sublinha a adequação de se servir do verbete na versão masculina. Para ela, portanto, “o moral, mais que a moral, posto se tratar de um fenômeno e não de uma doutrina, acompanha a vida dos homens e é captado pela reflexão filosófica em várias dimensões. Na filosofia do ser, a dimensão humana pode ser definida como dimensão moral; na filosofia da consciência, fala-se em consciência moral e aceita-se mesmo um tipo de linguagem que pode ser identificado como linguagem moral. Integram essa linguagem expressões de uso corrente, como justo, mentira, lealdade. É intuitiva a qualquer pessoa considerada normal, no sentido de higidez mental, sem qualquer patologia, a compreensão do que se pretende dizer quando se pronuncia a palavra moral. (NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 5. ed. São Paulo: Thompson Reuters Brasil, 2020. 449 págs. ISBN 978-65-5065-093-3)

  • GABARITO: CERTO

    » Para acertarmos essa assertiva é necessário saber duas coisas:

    A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.

    O primeiro é saber que a parte em azul está de fato correta.

    O segundo é saber que o examinador toma água de bateria misturado com algum entorpecente forte e aí numa crise de abstinência cria termos como "após o aprimoramento do pensamento abstrato" e nós que lute.

  • A moral, concebida como conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas, não exclui a existência de um caráter pessoal relacionado a tais regras e evidenciado principalmente após o aprimoramento do pensamento abstrato e da reflexão crítica do indivíduo sobre os valores herdados.

    Gabarito: (CERTO).

    *Moral: atávicos (transmitido ou adquirido de maneira hereditária), subjetiva, prática, conduta, temporal, cultural, conduta da regra, não é ciência baseado em senso comum.

    *Mortal leva consigo: Costumes, Valores, Hábitos e Tradições.

  • Para entendermos esta questão, vamos imaginar uma situação hipotética.

    Vamos imaginar um japonês que, já na vida adulta, venha morar no Brasil. Aqui, ele irá encontrar um conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época e por um grupo de pessoas. Isso não significa, porém, que este estrangeiro não possa também, em caráter pessoal, ter condutas morais próprias e fazer reflexões sobre o que encontrar em nosso país, já que ele chegará carregando valores próprios da cultura japonesa.

    Resposta: Certo

  • É normal ler 5x e não entender a assertiva?

  • Vou resumir o que a questão quis dizer

    uma criança pode nascer em um lar cristão e decidir ser ateu (mesmo frequentando a igreja e lendo a bíblia diariamente)