SóProvas


ID
1233217
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A renúncia do papa Bento XVII à chefia do Estado do Vaticano, em meio a uma crise institucional com denúncias e protestos contra padres e bispos, e a eleição do novo pontífice, Francisco, sinalizam mudanças nos rumos da Igreja Católica, segundo observadores. Entre as mudanças já acenadas pelo papa Francisco está:

Alternativas
Comentários
  • No primeiro documento escrito exclusivamente pelo novo Papa, Francisco apresentou o plano da maior reforma feita no Vaticano em pelo menos meio século ao propor a descentralização da Igreja. “Um dos problemas fundamentais que o Papa encontrava na sua vida como jesuíta, como ele diz na entrevista, é o fato de que ele se aconselhava muito pouco. Não tinham grupos de consulta. Tomava decisões imediatas, autônomas, muito pessoais. É um aspecto do Papa Francisco que nós não conhecíamos, muito diferente como ele tem se apresentado. Assim, o Papa, aprendeu por experiência pessoal a importância da troca de opiniões, ouvir os conselheiros, da discussão com os outros, do diálogo”, avalia Spadaro.


    Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/12/papa-francisco-revigora-igreja-nos-primeiros-meses-de-seu-pontificado.html
  • A alternativa correta é a letra (B). A própria eleição do papa Francisco, primeiro papa do continente americano e primeiro papa não europeu desde o século VIII, já revela certa “deseuropeização”, como se afirma na assertiva. Quanto à descentralização da Igreja, ela foi defendida pelo papa em um documento divulgado em novembro de 2013, chamado Exortação Apostólica. Segundo o papa, “Centralização excessiva, em vez de se provar prestativa, complica a vida da Igreja e seu alcance missionário”. 


  • O correto é Papa Bento XVI e não XVII, como aparece.