SóProvas


ID
1234180
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas operacionais Linux, o CUPS é um serviço responsável pelo gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Descrição: CUPS (Sistema Comum de Impressão Unix) é um gerenciador de impressão para sistemas tipo *nix, ou seja, um ambiente de sistemas operacionais de software Livre / open source inspirado pelo Unix.

    Objetivo: permitir que um computador seja um servidor de impressão na qual o gerenciador de impressão CUPS (hospedeiro) nativo no servidor receba diversas impressões dos PCs (clientes), processe-os e envie para a impressora correspondente. Além disso é possível monitorar impressões, relatar erros de impressões, visualizar relatórios sobre número de páginas impressas, data e horário da mesma.

    Desenvolvimento: seu desenvolvimento se deu com o protocolo LDP, que permite que trabalhos de impressão sejam impressos através da rede utilizando TCP/IP. Porém com o avanço da tecnologia CUPS, o protocolo LDP foi ficando ultrapassado, lento e incompatível com padrões de alguns fabricantes.

    Logo o gerenciador de impressão CUPS aderiu o IPP (Internet Printing Protocol) e foi adotado pela maiorias das distribuições Linux como gerenciador de impressão padrão. Hoje o gerenciador CUPS é mantido pela Apple, que em 2007 contratou Michael Sweet e comprou o código fonte.

    Prática: para agregar um gerenciador de impressão CUPS é necessário ter em mente que estamos falando de um servidor para no mínimo 2 ou mais impressoras, caso contrário não seria viável a utilização de um servidor deste porte para pequenas rotinas de impressões.


    Fonte:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/CUPS-Gerenciador-de-impressoes

  • Gabarito B

    CUPS (anteriormente um acrónimo para Common Unix Printing System) é um sistema de impressão modular para sistemas operacionais do tipo Unix que permite que um computador aja como um servidor de impressão. Um computador executando o CUPS é um hospedeiro que pode aceitar trabalhos de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora apropriada.

    O CUPS consiste de um spooler e um escalonador de impressão, um sistema de filtragem, que converte os dados de impressão para um formato que a impressora entenderá, e um sistema em segundo-plano que envia estes dados ao dispositivo de impressão. O CUPS utiliza o Protocolo de Impressão da Internet (em inglês: IPP) como base para gerenciar os trabalhos e as filas de impressão. Ele também fornece a interface de linha de comando tradicional para os sistemas de impressão do System V e do Berkeley, e fornece suporte para o protocolo de daemon de impressão em linha do sistema de impressão do Berkeley e suporte limitado para o protocolo do SMB. Administradores de sistema podem configurar o driver de dispositivo que o CUPS fornece por meio da edição de arquivos de texto no formato PostScript Printer Description (PPD) da Adobe. Há um número de interfaces de usuário para diferentes plataformas que podem configurar o CUPS, além dele possuir uma interface nativa baseada na web. O CUPS é um software livre, fornecido sob a licença Apache.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • CUPS é um gerenciador de impressões.