SóProvas


ID
1235335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

Sabendo que o mexilhão-zebra é uma espécie exótica invasora que acumula metais pesados em seu organismo, é correto afirmar que há uma concentração maior de metais pesados no nível trófico que antecede esse animal em uma cadeia alimentar.

Alternativas
Comentários
  • Bio-acumulação é um processo que ocorre quando um composto químico, um elemento químico ou um isótopo se acumulam em elevadas concentrações nos organismos, independente do nível trófico. O processo pode ocorrer de forma direta, efetuada diretamente a partir do meio ambiente, ou indireta, quando ocorre por meio de alimentação, freqüentemente de forma simultânea, em especial em ambientes aquáticos. A exposição de um ser vivo aquático a uma água contaminada por ,metais pesados pode provocar a absorção pelo organismo, entrando assim nos seus tecidos, e posteriormente, ao servir de alimento a seres de um nível trófico mais elevado, contaminará esse outro organismo, fazendo com que o contaminante suba na cadeia alimentar. A contaminação da cadeia alimentar provoca um aumento da concentração do contaminante a cada nível trófico.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioacumula%C3%A7%C3%A3o

  • Há maior concentração de metais pesados nos animias que SUCEDEM o mexilhão-zebra.

    Resposta: ERRADA.

    Bos Estudos!

  • è claro que sim, pois, no nível trófico antecedente há muito mais matéria acumulada